Neste domingo (19), o estado do Piauí comemora 203 anos de adesão à independência do Brasil com programação especial em Teresina e Parnaíba. As já consolidadas solenidades cívicas e religiosas ocorrem a partir desta quinta-feira (16) e contam com a participação do governador Rafael Fonteles.
Segundo o governo do estado, as celebrações iniciam nesta quinta-feira (16) com o Culto de Ação de Graças no Centro de Convenções da Assembleia de Deus no Piauí (CEIADEP), a partir das 19h.
No sábado (18), em Parnaíba, inaugurações serão realizadas ao longo do dia. A noite, a cerimônia de Outorga da Ordem do Mérito Renascença do Piauí tem início às 19h, no Complexo Porto das Barcas.
Ainda em Parnaíba, no domingo (19), a programação começa às 7h45, com a aposição da Coberlha de Flores no Monumento da Independência e o hasteamento de bandeiras, na Praça da Graça. Às 8h, será o Te Deum Laudamus em Ação de Graças, na Igreja do Rosário, no mesmo local.
O fim da programação será na capital Teresina, com tradicional missa de Ação de Graças, às 17h, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, e a cerimônia de Outorga da Ordem do Mérito Renascença do Piauí, às 17h45, no Theatro 4 de Setembro, Praça Pedro II.
Veja a relação dos homenageados com a Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí em Teresina e Parnaíba.
(Foto: Reprodução/Gabriel Paulino)
Programação cultural
No sábado (18), a partir das 20h, o Festival Terra Querida movimenta a Central de Artesanato Mestre Dezinho, com shows de Batuque Elétrico, Roque Moreira, Narguilé Hidromecânico, Alma Roots, Narcoliricista, Taiguara Bruno, Rebecca Teixeira e Adra Lyz.
No domingo (19), a partir das 8h, no Centro da cidade, acontecerá a Feira na Praça Pedro II, com shows do Samba no Coreto e Carta Branca. Às 15h, o grupo 100% só Sambar e a cantora Soraya Castelo Branco se apresentam na Central de Artesanato.
A partir das 19h, a festa será no Adro na Igreja São Benedito, com o show especial “Feitos no Piauí”, com Quaresma, Vavá Ribeiro, Teófilo, Monise Borges, Luana Campos, Roraima, Lily Araújo, Fábio Crazy, Léo Xenhenem, Narcoliricista, Tipuá, Lázaro do Piauí e Ostiga Júnior.
Mín. 25° Máx. 40°