Falta apenas um mês para o início das provas do Enem 2025, que serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil.
Por conta da realização da COP30, três municípios do Pará — Belém, Ananindeua e Marituba — terão datas diferentes para o exame, que ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem será aplicado em 1.804 municípios, e os locais de prova serão informados no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será divulgado em breve.
Estrutura das provas
No primeiro dia, os participantes responderão às questões de linguagens, ciências humanas e farão a redação, com duração total de 5 horas e 30 minutos.
No segundo dia, as provas serão de matemática e ciências da natureza, com 5 horas de duração.
Apoio aos estudantes
Para ajudar na preparação, o Inep lançou a cartilha “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante”, que apresenta critérios de avaliação e exemplos comentados de redações nota mil do Enem 2024.
Segundo o órgão, o material é uma ferramenta útil para quem busca entender melhor o que é exigido na produção textual do exame.
Uso das notas
Além de ser a principal porta de entrada para o ensino superior por meio do Sisu, Prouni e Fies, o Enem 2025 volta a oferecer a possibilidade de obter o certificado de conclusão do ensino médio.
As notas do exame também poderão ser utilizadas por instituições públicas e privadas como critério de seleção, inclusive em universidades portuguesas conveniadas com o Inep.
(Foto: Secom - Pará)