
Uma operação integrada foi realizada nesta quinta-feira (9) para retirar cercas e ocupações irregulares na Praia do Arrombado, em Luís Correia, litoral do Piauí. A ação, que está em sua segunda fase, é conduzida pela Defensoria Pública da União (DPU) com apoio da Polícia Federal, SPU, ICMBio, Ibama e Polícia Militar Ambiental.
De acordo com Humberto Gonzaga, diretor de engenharia de fiscalização da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), a área estava sendo indevidamente cercada por particulares. “Assim como nas praias de Macapá e Maramar, identificamos ocupações ilegais em faixa de praia, um bem público da União. Qualquer tipo de demarcação ou construção nessas áreas é proibido e não pode ser regularizado”, afirmou.
A Praia do Arrombado é uma das mais importantes do litoral piauiense por ser ponto de desova de tartarugas marinhas entre os meses de outubro e abril. O chefe da APA Delta do Parnaíba, Adriano Damato, explicou que foram constatadas duas situações distintas: de um lado, ocupações sem identificação, que estão sendo demolidas preventivamente; do outro, pousadas e casas construídas após 2014, já notificadas pela SPU.
Damato destacou ainda que é comum no país a crença de que áreas ocupadas ilegalmente podem ser regularizadas, o que não é verdade. “Os processos podem ser lentos, mas geralmente resultam na retirada forçada dos ocupantes. As penalidades variam conforme o dano ambiental, podendo incluir multas e enquadramento criminal”, concluiu.



Operação Polícia desmonta laboratório e centro de distribuição de drogas ligados a grupo criminoso
Operação Operação Regional Norte prende integrantes de facção criminosa no Norte do Piauí
Prisão Força Tática prende suspeito e apreende arma após disparos no Residencial Petecas, em Piripiri
Inusitado Detido por agressão pede para assistir jogo do Brasileirão antes de ir para cela e vídeo viraliza no Piauí
Operação Fiscalização identifica desvio ilegal de água e outras infrações ambientais na Lagoa do Portinho
Rifas Polícia devolve oito motos apreendidas em operação contra rifas ilegais no litoral do Piauí
Mín. 26° Máx. 38°