
O Mapa Cultural do Piauí, lançado em maio deste ano pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), já conta com mais de 250 agentes culturais cadastrados, de diversas cidades do estado, como Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, Uruçuí, Cristino Castro, Jacobina do Piauí, Paulistana, São Raimundo Nonato, Piripiri, Pedro II, Água Branca e São Gonçalo do Piauí.
A plataforma digital reúne informações sobre artistas, espaços, eventos e manifestações artísticas em todo o estado, funcionando como um instrumento estratégico para dar visibilidade à diversidade cultural piauiense.

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim, o cadastro dos agentes culturais é um passo fundamental para fortalecer o setor. “O Mapa Cultural do Piauí é uma ferramenta que conecta pessoas, grupos e iniciativas. Ele facilita o acesso às informações, promove oportunidades e nos ajuda a planejar políticas públicas para a cultura. Por isso, convidamos todos os fazedores de cultura a se cadastrarem e se tornarem parte desse grande movimento de valorização da cultura piauiense”, destacou o secretário.
O cadastro é voltado para artistas que atuam na cadeia produtiva da cultura, como fazedores teatrais, artistas da dança, produtores, técnicos, curadores, oficineiros e professores de arte, além de grupos, coletivos, associações, instituições culturais e espaços que promovem atividades culturais em suas localidades.
Fazer parte é simples: basta acessar o site www.mapadacultura.pi.gov.br , clicar em “Fazer Cadastro”, inserir e-mail, CPF e criar uma senha. Em seguida, o interessado deve preencher seu nome, escrever uma breve descrição sobre sua atuação e escolher sua área de atividade.
O Mapa Cultural do Piauí é uma oportunidade para que cada agente cultural se destaque, se conecte a novos projetos e fortaleça a rede cultural do estado.
Piauí Artesanato piauiense ganha força no digital e encerra o ano com novos avanços
Piauí Artesanato piauiense movimenta mais de R$ 755 mil e ganha força com novas políticas públicas em 2025
Piauí Projeto Boca da Noite é confirmado para 2026 e deve retomar circulação pelo interior do Piauí
Piauí Siec 2025 fortaleceu a cultura piauiense com mais de R$ 13 milhões em investimentos
Piauí Festival Solos Litorâneos leva espetáculos e rodas de conversa para o Museu do Mar, com incentivo do Siec
Piauí Após oficina de escrita criativa da PNAB, estudantes de escolas estaduais de Demerval Lobão lançam livro de crônicas Mín. 25° Máx. 36°