A Secretaria Municipal de Saúde de Pio IX, cidade a cerca de 400 km de Teresina, demitiu um médico após a morte de um bebê de um dia de vida. A mãe da criança denunciou que houve negligência no atendimento no hospital da cidade, no domingo (21). A secretaria investiga o caso.
O secretário de Saúde de Pio IX, Jônatas Leite, disse que o médico, chamado Anestaldo Costalonga Souza foi afastado das funções na terça-feira (23). Segundo ele, o bebê chegou ao hospital na noite de domingo (21) com febre, mas o médico não confirmou o sintoma.
Após o atendimento, mãe e filho foram liberados. Horas depois, o bebê teve convulsões e morreu enquanto era levado para a cidade de Picos.
O secretário destacou que o caso está sendo investigado e que aguarda o prontuário da secretaria municipal de saúde de Picos, local do nascimento da vítima. De acordo com Jônatas Leite, o médico não deve voltar para a unidade. Procurado, o médico relatou que aguarda a apuração dos órgãos responsáveis.
Ainda segundo o secretário municipal de saúde, a mãe procurou o hospital de Pio IX no sábado (20), em trabalho de parto, e foi encaminhada para Picos, onde o bebê nasceu. Cerca de 24 horas depois, já de volta à cidade, ela levou o filho ao hospital.
Nas redes sociais, Vanessa Rocha, mãe do bebê, contou que o filho não foi atendido devidamente, mesmo após ela declarar que ele apresentava febre alta.
"Eu não consigo me conformar com a irresponsabilidade do pessoal de Pio IX. Ontem eu fui para Pio IX na noite com o meu recém-nascido. Ele tava doentinho, com febre de 40ºC, e quando eu cheguei lá, tinha um médico de plantão e ele olhou pra minha cara e perguntou o que eu estava fazendo lá, que ele não tinha nada. Me disse para chamar a minha mãe para ajudar, porque eu tava perdida, insinuando que eu não sabia cuidar", contou a mulher.
O secretário Jônatas Leite afirmou que pelo menos cinco recém-nascidos da cidade, que nasceram em Picos, voltaram ao município com problemas de saúde. Segundo ele, os casos já foram comunicados ao Centro de Parto Normal do Hospital Justino Luz.
Mín. 20° Máx. 39°