Quinta, 25 de Setembro de 2025
35°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Cidades Negligência Médica

Médico é demitido após mãe denunciar suposta negligência em atendimento de bebê que morreu no Piauí

Após o atendimento, mãe e filho foram liberados. Horas depois, o bebê teve convulsões e morreu enquanto era levado para a cidade de Picos.

25/09/2025 às 09h27
Por: Amanda Lafayette Fonte: G1 Paiuí
Compartilhe:
Médico é demitido após mãe denunciar suposta negligência em atendimento de bebê que morreu no Piauí

A Secretaria Municipal de Saúde de Pio IX, cidade a cerca de 400 km de Teresina, demitiu um médico após a morte de um bebê de um dia de vida. A mãe da criança denunciou que houve negligência no atendimento no hospital da cidade, no domingo (21). A secretaria investiga o caso.

O secretário de Saúde de Pio IX, Jônatas Leite, disse que o médico, chamado Anestaldo Costalonga Souza foi afastado das funções na terça-feira (23). Segundo ele, o bebê chegou ao hospital na noite de domingo (21) com febre, mas o médico não confirmou o sintoma.

Após o atendimento, mãe e filho foram liberados. Horas depois, o bebê teve convulsões e morreu enquanto era levado para a cidade de Picos.

O secretário destacou que o caso está sendo investigado e que aguarda o prontuário da secretaria municipal de saúde de Picos, local do nascimento da vítima. De acordo com Jônatas Leite, o médico não deve voltar para a unidade. Procurado, o médico relatou que aguarda a apuração dos órgãos responsáveis.

Ainda segundo o secretário municipal de saúde, a mãe procurou o hospital de Pio IX no sábado (20), em trabalho de parto, e foi encaminhada para Picos, onde o bebê nasceu. Cerca de 24 horas depois, já de volta à cidade, ela levou o filho ao hospital.

Nas redes sociais, Vanessa Rocha, mãe do bebê, contou que o filho não foi atendido devidamente, mesmo após ela declarar que ele apresentava febre alta.

"Eu não consigo me conformar com a irresponsabilidade do pessoal de Pio IX. Ontem eu fui para Pio IX na noite com o meu recém-nascido. Ele tava doentinho, com febre de 40ºC, e quando eu cheguei lá, tinha um médico de plantão e ele olhou pra minha cara e perguntou o que eu estava fazendo lá, que ele não tinha nada. Me disse para chamar a minha mãe para ajudar, porque eu tava perdida, insinuando que eu não sabia cuidar", contou a mulher.

O secretário Jônatas Leite afirmou que pelo menos cinco recém-nascidos da cidade, que nasceram em Picos, voltaram ao município com problemas de saúde. Segundo ele, os casos já foram comunicados ao Centro de Parto Normal do Hospital Justino Luz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias