Uma criança de apenas um mês de vida foi salva por policiais militares em Pindaré-Mirim, após se engasgar com leite materno. O caso aconteceu por volta das 2h da madrugada desta quarta-feira (17) e foi registrado em vídeo (veja acima as imagens da ação dos policiais).
Segundo a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), a guarnição fazia uma blitz em frente ao 7º Batalhão em Pindaré-Mirim, quando uma mãe chegou desesperada com a filha engasgada e sem reações.
Diante do caso, os policiais agiram rapidamente e executaram a manobra de desengasgo, conseguindo restabelecer a respiração da criança. Em seguida, a guarnição acompanhou a mãe e a bebê até o hospital municipal de Pindaré-Mirim, onde a menina recebeu atendimento médico e ficou fora de perigo.
O que é o engasgo?
Basicamente, o engasgo acontece quando a comida ou objetos vão para o lugar errado quando engolimos alguma coisa. Com isso, o nosso organismo tenta expulsar esse corpo que não seguiu o caminho certo da deglutição (da boca até o estômago).
Se a comida ou o objeto bloquear a traqueia (um tubo que leva o ar que respiramos para os pulmões), a pessoa pode não conseguir respirar.
Esta situação é considerada uma emergência e, em casos graves, pode resultar em asfixia fatal ou perda de consciência temporária. Por isso, ações rápidas são cruciais para prevenir complicações.
Como e por que fazer a manobra de Heimlich?
Fazer essa manobra é importante porque ela ajuda a desobstruir a traqueia. A manobra de Heimlich é uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.
No caso de adultos, posicione-se por trás da pessoa e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.
Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” ou região epigástrica.
A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
O Ministério da Saúde orienta que devem ser feitos movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
Mín. 23° Máx. 40°