A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) anunciou a remoção de radares de velocidade em seis importantes avenidas de Teresina. A medida, segundo o diretor de trânsito Ricardo Freitas, faz parte de um processo de remanejamento dos equipamentos para locais onde há maior necessidade de fiscalização.
“Quando percebemos que os condutores já estão conscientes dos limites de velocidade em determinadas vias, podemos reposicionar os radares para áreas com maior incidência de infrações”, explicou Freitas.
Confira os trechos que estão sem radar:
Avenida Joaquim Nelson (zona Sudeste), em frente a uma loja de materiais de construção
Avenida Valter Alencar (zona Sul), em frente aos Correios
Avenida Padre Humberto Pietrogrande (zona Sudeste), próximo ao Clube da Seduc
Avenida Cajuína (zona Leste), em frente ao Sesc Cajuína
Avenida dos Ipês (zona Sudeste), sentido Sul–Sudeste, em frente a um posto de combustível
Avenida José Francisco de Almeida Neto (zona Sudeste), saída da Ponte Anselmo Dias, sentido Sul–Sudeste
A Strans reforça que os radares não foram desativados, mas realocados para pontos estratégicos com maior fluxo e risco de acidentes.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece a permissão para o uso de radares de velocidade como forma de fiscalização, prevendo a infração por excesso de velocidade em diversos artigos (como 218 e 230) e definindo que a autuação deve ser realizada com base em aparelhos eletrônicos e equipamentos audiovisuais previamente regulamentados.
A tolerância de velocidade para radar é definida por resolução do Contran, que estabelece descontos para garantir a segurança e evitar multas por variações pequenas, e os equipamentos precisam de regulamentação e aferição periódica pelo Inmetro.
Mín. 23° Máx. 40°