
No mercado de locação de equipamentos, a inatividade das máquinas representa um prejuízo financeiro significativo, porque os ativos continuam a gerar custos decorrentes de depreciação e armazenamento. Por isso, uma boa gestão da manutenção preventiva ajuda na redução de custos recorrentes, ganhos de qualidade e vida útil da frota.
“Se uma construtora buscar no Rental uma retroescavadeira para iniciar uma obra, e dias depois a máquina apresentar falhas e paralisar a operação, o cliente vai precisar interromper o cronograma de trabalho”, exemplifica Leônidas Ferreira, conhecido como Leo Sisloc, diretor-executivo da Sisloc Softwares. “Além da perda do contrato, a locadora fica com sua imagem desgastada no mercado”, complementa.
Não é raro se deparar com esse tipo de situação, segundo Leo, que semanalmente faz visitas presenciais a locadoras de todas as regiões brasileiras. “Contudo, essas falhas de máquina podem ser evitadas com uma rotina eficiente de manutenção preventiva. A locadora que consegue garantir a disponibilidade e o bom desempenho de seus equipamentos, transmite confiança e transforma o cliente em parceiro de longo prazo”, afirma Leo Sisloc.
Gestão da manutenção preventiva
A prática da manutenção preventiva vai além da simples troca de peças. De acordo com Leo, essa tarefa pode contar com o processo de gestão inteligente como o da Sisloc, que permite o cadastro de diversos programas de manutenção preventiva, inclusive individualizando por equipamento. Assim, o sistema avisa quando chegou o momento de realizar a manutenção, além de disponibilizar todo o histórico do que foi feito em cada produto.
“Por exemplo, um rompedor hidráulico em uso contínuo gera desgaste acelerado em determinadas peças. Ao invés de esperar que a falha aconteça durante a locação, o sistema de gestão da Sisloc vai emitir alertas programados para substituições preventivas. Isso significa que, quando o cliente recebe o equipamento, ele está pronto para operar no limite máximo de eficiência”, explica Leo.
Segundo ele, a mudança cultural é tão importante quanto a tecnológica. “Durante muito tempo, a manutenção corretiva era vista como inevitável no setor de locação. Hoje, com tecnologia e planejamento, o conceito mudou. A manutenção preventiva não é custo, é investimento — ela reduz o tempo de parada dos equipamentos, aumenta a vida útil dos ativos e melhora a rentabilidade da locadora”, adverte.
Um outro exemplo dado por Leo ilustra bem a praticidade do sistema: se a locadora perceber, via Sisloc, que a maioria dos chamados de manutenção corretiva ocorre após 250 horas de operação, poderá criar um protocolo preventivo para inspeções a cada 200 horas. “O resultado será de menos falhas em campo, menos gastos emergenciais e maior previsibilidade no fluxo de caixa”, informa.
Além do ganho operacional, há também o fator competitivo. Locadoras que adotam rotinas preventivas conseguem oferecer diferenciais como garantias de disponibilidade, prazos mais confiáveis e até seguros mais baratos, já que o risco de sinistros diminui. “Na Sisloc, temos visto clientes que transformaram a manutenção preventiva em argumento de venda. Eles não apenas entregam o equipamento, mas também a segurança de que a obra do cliente não vai parar. Esse é o futuro da locação profissional no Brasil”, completa Leo.
Sobre a Sisloc
A Sisloc fornece software de gestão para empresas de locação, presente em mais de 1.000 locadoras por todo o território nacional. O sistema é completo e proporciona o controle de todos os processos em um único lugar. Além do Sisloc ERP, também possui Gestão à Vista, E-commerce, CRM de Vendas, Gestão de Logística, Gestão de Manutenção e InCloud.
Além de fornecer solução específica para locadoras de todos os portes e tamanhos, há 33 anos a Sisloc se dedica a entender as necessidades dos diferentes tipos de empresas desse segmento existentes no país, trazendo para o software as práticas de gestão presentes no mercado de locação. “Nosso atendimento é totalmente personalizado, fazemos questão de acompanhar cada um dos clientes, entendendo as necessidades e ajudando-os a crescer cada vez mais”, destaca Leo.
Tecnologia Serv Medical recebe aprovação FDA 510(k)
Tecnologia Brasil deve encerrar 2025 com US$ 418,8 bilhões movimentados
Tecnologia PMEs aceleram digitalização e inovação até 2026
Tecnologia Nomus apresenta iniciativa para modernização industrial Tecnologia SASE OpsLab Faz Parceria com a Netskope para Revolucionar a Implantação da SASE em Escala para uma Experiência Sem Atrito do Cliente A integração usa automação completa para tornar as implementações SASE em larga escala mais rápidas, fáceis e inerentemente mais seguras por meio d...
Tecnologia Ritz inaugura clube de tênis em Barra de São Miguel
Tecnologia ANS avalia inclusão de tratamento para mielofibrose no rol
Tecnologia Study Prep da Pearson ganha IA e tutoria personalizada Tecnologia KRJ apresenta conectores elétricos ao mercado colombiano durante a FISE 2025 A empresa estará entre as expositoras do Pavilhão Brasil, em parceria com ABINEE e ApexBrasil. Mín. 24° Máx. 38°