
O breaking e o grafite, duas expressões artísticas da cultura hip hop, estão animando os fins de semana de crianças e adolescentes em Demerval Lobão em ação realizada pela Associação Demervalense de Fomento à Cultura (Adeccarte). As atividades, iniciadas em agosto, seguem até este mês de setembro, com a conclusão do Balaio MC Party: Mostra da Cultura Hip Hop.
Todos os participantes da ação são estudantes da rede pública de ensino. No dia 26, no Complexo Professor Genival, alunos, professores e toda a comunidade demervalense poderão prestigiar apresentações de arte urbana, como batalhas de MCs, pintura de grafite ao vivo e mostra de danças. A noite será encerrada com show da banda Mahogany 789.
Nádia Figuerêdo, gerente de projetos da Adeccarte, destacou que a iniciativa busca fortalecer a cultura hip hop no estado. “Nosso objetivo é que todos os participantes usem a criatividade e a habilidade por meio do grafite e da dança. Trazer os artistas do hip hop estadual para Demerval Lobão é contribuir para que essa cultura seja incentivada em outras regiões do Piauí”, afirmou a gestora.
Na oficina de Breaking, os alunos aprenderam fundamentos e técnicas dessa dança urbana, parte essencial da cultura hip hop. As aulas foram ministradas pelo professor e rapper MC Jimmy Reggep. Como resultado dos encontros, os estudantes prepararam uma coreografia autoral, que será apresentada à comunidade.
Já na oficina de Grafite, intitulada “Arte Urbana: o grafite em cena”, os alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Domingos Costa e do Projeto Malungos da Capoeira, parceiros da ação, aprenderam com o artista plástico e grafiteiro Du Alemão a representar ideias por meio da técnica do grafismo. Eles também discutiram as diferenças entre grafite e pichação e participaram da pintura de um painel no muro da escola.

Durante a oficina, os estudantes compreenderam o grafite como linguagem artística capaz de preservar e embelezar os espaços, além de se constituir como oportunidade de profissionalização para jovens que sonham em empreender de forma criativa no futuro.
O secretário da Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim, reforçou a importância da ação para a juventude. “A cultura hip hop é um movimento que transforma vidas, promove inclusão e desperta talentos. Ao apoiar iniciativas como esta, o Governo do Estado reafirma o compromisso de levar a arte para todas as regiões do Piauí, garantindo que nossas crianças e adolescentes tenham acesso à expressão cultural e às oportunidades que ela gera”, declarou o gestor.
O evento é realizado pela Associação Demervalense de Fomento à Cultura (Adeccarte), com o apoio do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Piauí Exposição “Piauí Afropindorâmico” chega ao Memorial Esperança Garcia nesta segunda (9)
Miguel Alves Troncos petrificados de 280 milhões de anos revelam passado surpreendente do Piauí
Piauí Teresina recebe oficina gratuita de filmadoras analógicas e produção de imagens
Despedida Morre Nilton Cesar aos 86 anos
Piauí Abertas inscrições para novos talentos na Casa do Artesão Design Mestre Albertino
Piauí Exposição de trabalhos em madeira resinada é destaque na Casa do Artesão a partir desta segunda (26)
Piauí Rafael Fonteles prestigia posse da nova diretoria da Academia Piauiense de Letras e destaca importância da instituição
Piauí Henry Dantas, Banda Magnólia e Superid Elétrico animam Feira na Praça neste domingo (25)
Piauí Governo do Piauí inaugura Monumento Lagoa do Jacaré em Piracuruca nesta quinta-feira (22) Mín. 23° Máx. 26°