Durante a sessão ordinária desta terça-feira (9), o vereador Raimundo Penha (PDT) utilizou o pequeno expediente para relatar reivindicações apresentadas por moradores do bairro Diamante, localizado nas proximidades do Centro de São Luís.
Segundo o parlamentar, a comunidade organizou uma reunião para discutir problemas enfrentados na região. Entre as principais demandas, os moradores destacaram a falta de estrutura adequada no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) do bairro. Eles apontaram a necessidade de serviços complementares, como atividades de ocupação e mecanismos que favoreçam a reabilitação e reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho.
“O centro virou apenas um local de distribuição de senhas para a alimentação. É um dos serviços, mas é muito pouco para o que se espera do tratamento para a população em situação de rua”, afirmou.
Outra preocupação apresentada pela comunidade é o abandono do Parque Municipal Quinta do Diamante, área de conservação de mais de três hectares. Moradores relataram que o espaço tem acumulado lixo e sido utilizado por criminosos, o que tem aumentado a sensação de insegurança.
“O bairro é localizado no centro da cidade, é um bairro que, infelizmente, mesmo localizado no centro da cidade, ele não estava sentindo a presença do poder público. É um bairro que faltava tudo”, acrescentou o vereador.
Raimundo Penha parabenizou a mobilização dos moradores e informou que já houve avanços após as reivindicações, como o anúncio da construção de um centro de saúde no bairro e da reforma da Praça da República, ambas pela Prefeitura de São Luís. “Nós ficamos animados, nós ficamos felizes, que parece que finalmente o bairro do Diamante vai ser olhado (pelo Poder Público)”, disse Raimundo Penha.
O vereador também comunicou que, por meio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, se reuniu com a nova secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Tamara Araújo, para tratar da situação do Centro POP do Diamante. Além disso, disse estar tentando agendar reunião com a secretária municipal de Meio Ambiente, DeniseGasparinho, a fim de discutir o futuro da Quinta do Diamante.
Benefícios Sociais
Em outro momento de seu discurso, Raimundo Penha alertou para a suspensão debenefícios sociais essenciais em São Luís, como o fornecimento de urnas funerárias e de enxovais para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para o vereador, a situação é grave e exige a atenção imediata da administração municipal.
“[...] a gente precisa de ações concretas. No caso de urnas funerárias é urgente, uma pessoa que faleceu ontem, ela não tem como esperar até amanhã por uma urna funerária, é urgente, é naquele momento. Então, a gente quer fazer esse alerta”, enfatizou Raimundo Penha.
Mín. 19° Máx. 39°