A Polícia Militar do Piauí montou um esquema especial de segurança e trânsito para o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, que celebra os 203 anos da Independência do Brasil. O evento será realizado neste domingo (7), na Avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina, e deve reunir mais de 40 mil espectadores, segundo a organização.
De acordo com o coronel Sá Júnior, coordenador da solenidade, mais de 50 instituições participarão do evento este ano, reunindo cerca de 7 mil pessoas entre escolas públicas, particulares, entidades civis e tropas militares. Toda a estrutura para o desfile será montada pelo Governo do Estado, como gradis, arquibancada, tendas, palanque oficial e outro para a imprensa. “No ano passado tivemos público superior a 30 mil pessoas. Este ano a expectativa é de superar 40 mil. É um desfile construído por muitas mãos e instituições”, destacou.
O policiamento será coordenado pelo tenente-coronel Moreira Filho, comandante do 1º Batalhão. Mais de 100 policiais militares estarão em atuação direta, com reforço de unidades especializadas em caso de ocorrências. O esquema de segurança será dividido em quatro setores da avenida, da rotatória do Cefap até a Ponte Estaiada, cobrindo todo o percurso do desfile e região.
Além da PM, a operação conta com integração da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e brigadas de incêndio. O evento também terá suporte médico com equipes do Hospital da Polícia Militar, Samu, Exército e PRF, que disponibilizarão ambulâncias e profissionais de saúde para atendimento emergencial.
Trânsito
Segundo a tenente-coronel Ayla, comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito, haverá 28 pontos de bloqueio a partir das 6h de domingo. Estarão interditadas toda a extensão da Avenida Marechal Castelo Branco, a Avenida São Raimundo (sentido sul-norte) e vias adjacentes.
A recomendação da organização é que o público da zona norte estacione próximo à Ponte Estaiada, já a população da zona sul deve deixar os veículos em ruas paralelas e seguir a pé até o local do desfile. Equipes da Strans também atuarão no controle do tráfego e na liberação gradual das vias após o encerramento.
Veja o plano de trânsito na íntegra aqui.
Orientações ao público
A organização orienta que os espectadores cheguem cedo para garantir boa posição e levem garrafinhas de água, devido ao forte calor da época. Crianças devem usar pulseirinhas de identificação. “Qualquer situação fora do normal, procure imediatamente um policial militar. Estaremos com mais de 200 homens voltados exclusivamente para a segurança do evento”, reforçou o coronel Sá Júnior.
Cronograma oficial do desfile
06h30 – Apresentação do efetivo (Cefap)
07h00 – Incorporação da Guarda-Bandeira
07h15 – Hasteamento das Bandeiras (em frente ao Bope)
07h20 – Fogo Simbólico da Pátria
07h30 – Revista da Tropa
07h45 – Início do desfile
10h30 – Previsão de término.
Mín. 23° Máx. 38°