A Justiça do Piauí decidiu pela expulsão de dois policiais militares e manteve outro nos quadros da corporação após condenação por crime de tortura cometido em Piripiri, no ano de 2019. A sentença foi proferida no último dia 29 de agosto pelo juiz Raimundo José de Macau Furtado, da Vara Militar.
Foram excluídos da PM os cabos Elvison Rafael de Sousa Monteiro e Agostinho Francisco de Sousa Neto, ambos sentenciados a dois anos de reclusão. Já o cabo Domingos da Silva Souza, condenado a um ano por omissão, continuará na ativa.
O caso ganhou destaque quando um vídeo gravado dentro da Delegacia de Polícia Civil de Piripiri mostrou as agressões contra Edicarlos Alves da Silva, preso por suspeita de furto de motocicletas. Nas imagens, os militares aparecem desferindo tapas, socos e choques contra o detido, que gritava por socorro. Domingos, que estava presente, não impediu a violência.
Após a divulgação do vídeo, os três chegaram a ser presos preventivamente e responderam a processo administrativo disciplinar instaurado pelo comando da PM-PI. Durante as investigações, Elvison e Agostinho admitiram as agressões, mas negaram que se tratasse de tortura.
Na decisão, o magistrado ressaltou que as provas confirmam o sofrimento físico e psicológico imposto ao preso. Além da expulsão, Elvison e Agostinho ficarão impedidos de exercer cargos públicos por período equivalente ao dobro de suas penas.
Mín. 23° Máx. 38°