Entre os dias 27 e 29 de agosto de 2025, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Procon-RJ, a Secretaria de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro (Sedcon) e a Polícia Militar, realizou uma operação de fiscalização em indústrias de café torrado e moído na região de Campos dos Goytacazes (RJ).
O foco da ação foi combater práticas irregulares na produção, como o uso de grãos de baixa qualidade — incluindo mofados e ardidos — além da presença de impurezas, como cascas e pedaços de madeira.
Quatro fábricas foram inspecionadas. Nos locais, auditores identificaram lotes de café cru e torrado fora dos padrões oficiais de qualidade previstos na Portaria SDA/Mapa nº 570/2022. Como consequência, 1.070 kg de café impróprio para consumo foram destruídos no ato, enquanto outros 1.350 kg foram apreendidos para destinação adequada e análise laboratorial. Além disso, três bobinas de rótulos irregulares de diferentes marcas foram inutilizadas.
(Foto: Reprodução: MAPA)
Segundo os fiscais, a operação teve caráter preventivo, visando assegurar que apenas produtos dentro das normas cheguem ao consumidor final. Também foram lavradas intimações com prazo de 90 dias para que as empresas façam adequações em suas estruturas, reforcem os processos de higiene e implementem controles de qualidade, classificação e rastreabilidade das matérias-primas.
A ação contou com auditores fiscais federais agropecuários de diferentes estados, incluindo Rio de Janeiro, Distrito Federal e Mato Grosso, com apoio das equipes do Procon-RJ, da Sedcon-RJ e da Polícia Militar.
Mín. 22° Máx. 36°