Nesta quinta-feira (28), dados populacionais do Piauí de 2025 foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números apontam que o estado tem estimativa de mais de 3.384.547 habitantes.
A pesquisa contabilizou a estimativa de população até o dia 1 de julho de 2025. O crescimento é 0,26% maior que o do ano passado, o que representa mais 8.901 habitantes no Piauí. Foi o oitavo menor crescimento populacional entre as 27 unidades da federação.
Segundo os dados da estimativa, metade da população do Piauí está concentrada em apenas 14 municípios. Outros 210 municípios piauienses concentram 49,9% da população do estado.
Esse é um crescimento bem abaixo do divulgado pelo IBGE no ano de 2024, que demonstrou um salto de 106.446 pessoas a mais em relação aos dados de 2023.
Teresina, capital do estado, apresentou um aumento de aproximadamente 0,3%, ou seja, 3.048 pessoas, em sua população. É a 16ª capital mais populosa do país e detém mais de 25% de toda a população estadual.
Já a estimativa da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) da Grande Teresina, que engloba as cidades de Timon, Altos, União, José de Freitas, Demerval Lobão, Nazária, Monsenhor Gil, Beneditinos, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Curralinhos, Coivaras, Pau D'arco, Miguel Leão contabiliza mais de 1,3 milhão de pessoas.
De acordo com o IBGE, a divulgação dessas estimativas populacionais é fundamental para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos e, também, é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios.
Mín. 21° Máx. 39°