A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e Universidade Estadual do Piauí (Uespi) lançam, nesta sexta-feira (29), a partir das 8h30, no auditório do Palácio Pirajá da universidade, o 3° Boletim de Dados de Violência contra a Pessoa LGBTQIAPN+.
Desde 2023, o Boletim de Dados de Violência contra a Pessoa LGBTQIAPN+ reúne, organiza e divulga, anualmente, informações sobre os diferentes tipos de violência sofridos por pessoas LGBTQIAPN+ no Piauí. O objetivo é dar visibilidade a essas ocorrências, enfrentar a subnotificação, subsidiar políticas públicas de proteção e promover debates sobre direitos humanos e inclusão, fortalecendo o compromisso com a cidadania e a dignidade dessa população. Nesta edição do boletim, a edição conta com a colaboração de docentes e discentes da Uespi.
A parceria entre SSP-PI e Uespi se deu por meio do projeto Mapeamento da Violência contra a população LGBTQIA+ em Teresina, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).
O gerente de Estatística e Análise Criminal da SSP-PI, João Marcelo Brasileiro ressaltou a contribuição da pesquisa produzida na universidade para a construção do boletim. “A parceria com a Universidade Estadual do Piauí fortalece a qualidade dos dados que serão apresentados. Essa troca de experiências permitiu aperfeiçoar metodologias de coleta e nos proporcionou aprendizados importantes, garantindo dados mais confiáveis à população do Piauí”, afirmou.
Com esta terceira edição, o Boletim reafirma a importância da produção de dados confiáveis para subsidiar políticas públicas e estratégias de enfrentamento à violência. A participação da Uespi reforça o compromisso da universidade com a construção de conhecimento científico aplicado à realidade social, promovendo inclusão, cidadania e o fortalecimento dos direitos humanos.
Mín. 21° Máx. 39°