
A Câmara Municipal de Teresina aprovou um projeto de lei que modifica o sistema de transporte coletivo que atende à zona rural da capital. A proposta, de autoria do Poder Executivo, agora segue para sanção do prefeito Silvio Mendes (UB-PI)
A principal alteração aprovada pelos vereadores permite que o Município contrate empresas para operar as linhas de ônibus rurais por meio do regime de "serviço público", e não mais de "permissão de serviço público". Essa mudança na nomenclatura jurídica traz implicações significativas na prática.
A justificativa para a mudança é proporcionar mais segurança jurídica para ambas as partes: o poder público e as empresas operadoras. O novo modelo estabelece regras mais claras, prazos definidos e condições específicas para a prestação do serviço, o que, em tese, deve facilitar a gestão e o investimento no setor.

O objetivo da prefeitura é melhorar a qualidade do transporte para a população que reside nas regiões rurais do município, garantindo um serviço mais regular, eficiente e com frota em melhores condições de conservação. A expectativa é que a medida beneficie diretamente milhares de pessoas que dependam desse modal para acesso à saúde, educação e comércio no perímetro urbano.
Com a aprovação legislativa, a bola agora está no campo do Executivo. Caberá ao prefeito sancionar a lei para que as mudanças entrem em vigor e o processo de transição para o novo modelo de contratação tenha início. Com a aprovação, as autorizações expedidas pela Strans terão prorrogação por prazo suficiente para garantir a continuidade do serviço. A Prefeitura defendeu que a medida evita prejuízos à população que depende diariamente dos ônibus na zona rural.
Piauí Missão do projeto Piauí: Pilares de Crescimento e Inclusão fortalece diálogo com associações no litoral
Geral Explosão de galpão com fogos de artifício mata uma pessoa em São Paulo
Geral Polícia desarticula fabricação ilegal de armas na Baixada Fluminense Mín. 21° Máx. 41°