
Um cenário de caos e violência suspendeu e, posteriormente, cancelou a partida de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana entre Independiente, da Argentina, e Universidad de Chile, do Chile. O confronto, que acontecia no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda, na Grande Buenos Aires, foi interrompido no segundo tempo devido a uma briga generalizada entre torcedores.
A partida já estava tensa. No jogo de ida, a La U venceu por 1 a 0 em Santiago, e o Independiente buscava a virada em casa. O placar do jogo de volta, que estava 1 a 1, com gols de Montiel para o Independiente e Assadi para a Universidad de Chile, dava a classificação provisória para o time chileno. No entanto, o que deveria ser uma disputa de futebol se transformou em uma tragédia.
A confusão teria começado no setor visitante, com torcedores da Universidad de Chile lançando objetos em direção à torcida local e ateando fogo em cadeiras e outros objetos.
A reação da torcida do Independiente foi imediata e violenta. Membros da torcida argentina furaram o bloqueio policial e invadiram o setor adversário, atacando os torcedores chilenos.

Foto: PHOTOSPORT via AFP
As cenas de barbárie viralizaram nas redes sociais. Em vídeos, é possível ver torcedores sendo encurralados e agredidos. Uma das imagens mais chocantes mostra um torcedor chileno se jogando da arquibancada para fugir das agressões. A polícia tentou intervir, mas a briga se espalhou, gerando pânico e desespero.
A arbitragem, liderada pelo uruguaio Gustavo Tejera, paralisou o jogo, e os jogadores se recolheram aos vestiários. Em meio à falta de segurança, a Conmebol confirmou o cancelamento definitivo da partida. O resultado da série e as possíveis punições para os clubes agora dependem da decisão do Comitê Disciplinar da entidade. O caso gerou repercussão internacional e até mesmo o presidente do Chile, Gabriel Boric, criticou a Conmebol e pediu providências para garantir a segurança dos torcedores chilenos.

Foto: PHOTOSPORT via AFP
Intercontinental Paris Saint-Germain vence Flamengo nos pênaltis e conquista o torneio da FIFA pela primeira vez
Copa do Brasil Em semifinais decididas nas penalidades máximas, Corinthians e Vasco se classificam e decidem a Copa do Brasil.
Copa do Brasil Corinthians e Vasco saem na frente nas semifinais do mata-mata nacional
Brasileirão 2025 Última rodada do Brasileirão trouxe as definições por vagas em competições internacionais e rebaixamento
Automobilismo Lando Norris é campeão mundial de Fórmula 1
Copa do Mundo Definidos os caminhos de 42 das 48 seleções no torneio mundial em 2026
Festa Rubro-Negra! Flamengo vence o Ceará e conquista o Campeonato Brasileiro de 2025 com uma rodada de antecedência
Futebol Feminino Skill Red e TFC Ajax vencem e se garantem na final do Circuito Elas em Campo
Futebol Feminino Rodada do Circuito de Futebol Feminino Estrelas em Campo, realizada no domingo (30), registrou vitórias expressivas no início da competição
Mín. 22° Máx. 31°