Quarta, 05 de Novembro de 2025
37°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Justiça Ceará

Motociclistas de aplicativos são presos por fraudes em corridas na Grande Fortaleza

As prisões ocorreram no Porto das Dunas, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza

18/08/2025 às 13h58
Por: Vanilson Brito Fonte: Redação
Compartilhe:
Imagens/uol
Imagens/uol

Quinze motociclistas de aplicativos foram presos em flagrante no último domingo (17) suspeitos de aplicar golpes para aumentar artificialmente os preços das corridas nas plataformas 99 e Uber. A operação foi detalhada em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (18), no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), em Fortaleza.

As prisões ocorreram no Porto das Dunas, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), depois que um motociclista que não fazia parte do esquema denunciou ter sido ameaçado ao tentar trabalhar na área.

De acordo com o delegado Josafat Filho, o grupo se reunia em pontos estratégicos e de difícil acesso para manipular o funcionamento dos aplicativos. “Todos eram obrigados pelo líder da associação criminosa a desligar os apps, criando artificialmente a elevação dos preços”, explicou.

Como funcionava o esquema

A investigação revelou duas principais formas de fraude:

  • Corridas falsas: perfis falsos ou de terceiros eram usados para solicitar viagens inexistentes, aumentando a tarifa dinâmica da região.

  • Pedidos simulados: corridas curtas eram feitas e recusadas pelos comparsas, até que um integrante aceitasse, garantindo bonificações oferecidas pelas plataformas.

Alguns suspeitos já estavam banidos da 99, mas continuavam atuando ao criar novos cadastros em nomes de terceiros ou migrar para outros aplicativos. Há também registros de motoristas que usavam motos diferentes das cadastradas ou até se passavam por outra pessoa durante as viagens.

Atuação na Região Metropolitana

Segundo a Polícia Civil, os criminosos preferiam atuar em municípios da RMF, como Aquiraz e Cascavel, onde o menor número de usuários e motoristas facilitava o controle do mercado e a exclusão de concorrentes. “Em Fortaleza é mais difícil, devido à demanda e à quantidade de profissionais circulando. Já nas cidades menores, eles conseguem controlar melhor o fluxo e até afastar outros trabalhadores”, destacou o delegado.

Crimes e penas

Os detidos foram autuados por extorsão, associação criminosa e crimes contra a ordem econômica. Somadas, as penas podem ultrapassar 20 anos de prisão.

O grupo já estava sendo investigado por práticas semelhantes em Cascavel, e a polícia não descarta a participação de motoristas de carro de aplicativo em esquemas semelhantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Notícias do Ceará
Notícias do Ceará
Sobre Este é o seu portal de notícias com foco no que acontece em todo o estado do Ceará. Aqui você acompanha as principais informações sobre política, segurança, saúde, educação, cultura, economia, esportes e eventos que movimentam as cidades cearenses. Com uma linguagem clara e objetiva, o blog tem o compromisso de informar com responsabilidade, valorizando as realidades locais e dando voz à população. Fique por dentro do que é notícia no Ceará!
Teresina, PI Atualizado às 17h01 - Fonte: ClimaTempo
37°
Parcialmente nublado

Mín. 26° Máx. 38°

Qui 40°C 23°C
Sex 39°C 23°C
Sáb 40°C 23°C
Dom 41°C 23°C
Seg 40°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias