Os centros de atendimento telefônico, também chamados de call centers, são unidades que prestam suporte aos clientes, auxiliam na gestão das chamadas dos consumidores e podem ser utilizados para responder a perguntas, solucionar problemas, fornecer informações ou efetuar vendas para empresas dos setores de telefonia, tecnologia, serviços financeiros e atendimento ao cliente.
Devido à visível mudança nos hábitos dos consumidores, surge também a necessidade de atendê-los com eficácia. Números de um estudo da McKinsey, noticiados pelo portal Tiinside, apontam que, no Brasil, 71% dos consumidores esperam interações customizadas por parte das empresas. Parte dessa porcentagem (76%) ainda afirma ficar frustrada quando isso não ocorre.
Mesmo com as inovações tecnológicas características desse novo contexto, a interação humana se posiciona como peça-chave para a consolidação da marca no mercado, seja de forma positiva ou negativa.
A importância do assunto aumenta em face das previsões de expansão do mercado. O mercado de call centers mantém um ritmo otimista. Segundo projeções da Future Market Insights Inc., o setor deve crescer a nível global de US$ 37,4 milhões em 2025 para US$ 76,8 milhões em 2035, registrando uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 7,4% durante o período de previsão.
Nesse mesmo contexto, a Meet Call, empresa de call center especializada em atendimento ao cliente, que oferece serviços de SAC, ouvidoria e diferentes modelos de recuperação de crédito, tem combinado tecnologia com inteligência humana com a proposta de potencializar resultados e entregar uma experiência completa em todas as etapas do relacionamento com o consumidor.
A Meet Call opera com bots de voz e texto, plataformas certificadas de WhatsApp oficial, e-mails transacionais com segurança e certificação, além de ferramentas de speech analytics e inteligência artificial (IA).
Uma pesquisa da Capterra mostra que 81% dos clientes preferem atendimento por telefone, pois sentem que podem se expressar melhor e fazer mais perguntas. Na sequência, 70% preferem o chatbot, uma vez que esse canal de atendimento está disponível em qualquer horário ou dia da semana. Por outro lado, 67% preferem interagir com uma voz humana, independentemente do gênero, em atendimentos automatizados.
Para Marcelo Taborda Hallgren, diretor da Meet Call, essas informações dialogam com o que a empresa acredita — pessoas seguem sendo o maior diferencial competitivo. "Setores como atendimento, cobrança e relacionamento, o fator humano, o tom de voz e a compreensão da cultura local fazem toda a diferença na qualidade da entrega", diz.
Desde julho deste ano, a empresa já conta com um time de mais de 1.200 pessoas distribuídas entre as unidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, que se propõe a refletir sua estratégia de crescimento sustentável e da expansão das operações. Conforme Hallgren, essas três capitais foram escolhidas estrategicamente com objetivo de garantir proximidade, flexibilidade e personalização no atendimento a clientes de todo o Brasil.
"Nossa estratégia foi pensada para maximizar a eficiência e, ao mesmo tempo, respeitar as particularidades regionais do Brasil. São Paulo e Rio concentram quase 40% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e são as duas maiores praças econômicas do país. Além disso, o Rio de Janeiro nos permite atender com naturalidade também as regiões Norte e Nordeste, por conta da proximidade cultural, do sotaque e da forma de se comunicar, o que faz muita diferença em operações de relacionamento com o cliente", revela.
"Já Curitiba nos dá acesso ao Sul do país, com uma operação enxuta, mão de obra e custos operacionais mais competitivos. Essa configuração nos dá capilaridade e permite oferecer um serviço mais próximo do cliente", completa o executivo.
Todas as três unidades da Meet Call contam com sistemas independentes de geração de energia e estruturas de contingência interligadas. "Isso nos permite operar de forma que assegure continuidade mesmo em situações de risco ou emergência, com redundância entre os sites", ressalta o diretor da Meet Call.
Para o especialista, essa presença regional impacta diretamente a experiência do cliente e os resultados da empresa. "O cliente se sente mais confortável e compreendido quando fala com alguém que conhece a realidade da sua região. Isso pode diminuir atritos, melhorar a conversão em negociações e aumentar o índice de satisfação".
Ele ainda elenca as principais alavancas de crescimento relacionadas a essa estratégia multirregional:
Na visão de Marcelo Taborda Hallgren, as estratégias ainda abrem portas para analisar de perto as possibilidades de expansão da Meet Call para a região Nordeste. "Entendemos a importância de oferecer um atendimento ainda mais personalizado para uma região tão grande, diversa e estratégica. Hoje já atendemos Norte e Nordeste a partir do Rio de Janeiro, mas uma operação local dedicada pode potencializar essa proximidade. Seguimos estudando alternativas, sempre buscando o equilíbrio entre custo, qualidade e personalização", conclui.
Para mais informações, basta acessar: https://meetcall.com.br/
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