A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi), em parceria com o Instituto GENi, encerrou, nessa quinta-feira (31), o 3º módulo da formação “Fortalece Elas: Políticas Públicas para Equidade de Gênero nos Municípios”, com a aula “Gestão de dados para políticas públicas para mulheres”. A atividade foi realizada na Casa da Mulher Brasileira, em Teresina, e ministrada pela economista Ariana Britto, gerente de Políticas Públicas do J-PAL (The Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab) América Latina e Caribe.
Ariana Britto é doutora e mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), bacharela em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pesquisadora associada do Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento e membro da Rede de Economistas Pretas e Pretos. Na formação, ela destacou como a análise e gestão de dados são ferramentas fundamentais para embasar decisões estratégicas na formulação e avaliação de políticas públicas para mulheres.
Voltado para gestoras municipais, o curso visa fortalecer as capacidades técnicas dos Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs), abordando temas como planejamento, financiamento e monitoramento de ações com perspectiva de gênero e raça. O 1º módulo foi realizado em abril, de forma presencial; o 2º, em junho, ocorreu de modo online.
A formação fortaleceu as gestoras dos municípios para desenvolver políticas públicas de forma assertiva e com resultado. Ana Vita Carvalho, psicóloga do município de Coronel José Dias, destacou que o evento foi “uma ferramenta de formação extremamente importante para contribuir para a discussão e construção de políticas públicas voltadas à segurança de gênero”. Segundo ela, a capacitação colabora diretamente para o desenvolvimento dos municípios e para a garantia de direitos das mulheres.
A advogada Maria da Cruz, representante de São João do Piauí, também destacou a importância da formação “Amei o curso, foi tudo de bom. Esclarecedor. Muitas coisas que eu queria saber, eu descobri aqui. Abriu muito a minha mente sobre o que vamos fazer futuramente. Só tenho a agradecer”, completou a participante.
Karmy Costa, assistente social da Secretaria de Assistência Social de Regeneração, reforçou que a formação teve um impacto especial em sua trajetória. “Esse curso foi maravilhoso. Todos os módulos foram enriquecedores, mas este teve um gostinho especial, pela participação intensa. Me incentivou a buscar mais conhecimento e novas estratégias para o enfrentamento da violência contra a mulher e o fortalecimento de outras políticas”, destacou a profissional.
Representando o município de José de Freitas, Lindalva do Nascimento destacou a relevância da formação. “Foi um grande prazer participar desse momento de aprendizado. Todo o conhecimento adquirido será fundamental para minha atuação profissional e para o fortalecimento das políticas públicas no nosso município. Refletir sobre gestão pública com base em dados e indicadores de violência nos permite desenvolver ações mais eficazes no enfrentamento à violência de gênero, ao mesmo tempo em que promovemos a autonomia econômica e financeira das mulheres”, ressaltou a participante.
Já Camila Vitória, assessora jurídica da Casa da Mulher Amarantina, ressaltou a importância do intercâmbio entre gestoras. “Esses encontros e o network com outras secretarias são fundamentais para gente compreender os diferentes modos de fazer e sabemos que as nossas dificuldades não são somente nossas, e quando estamos juntas conseguimos pensar de forma integrada as ações. Foi muito bom participar e espero estar presente em muitos outros”, completou a participante.
A formação “Fortalece Elas” segue como uma estratégia estruturante da Sempi, contribuindo para qualificar gestoras municipais e consolidar políticas públicas que garantam mais equidade, autonomia e proteção para as mulheres piauienses.
Mín. 23° Máx. 36°