Sexta, 01 de Agosto de 2025
30°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Piauí

Sempi e Instituto GENi realizam aula sobre financiamento de políticas públicas para mulheres

A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi), em parceria com o Instituto GENi, promoveu, nessa quarta-feira (30), a aula “Financiamento de Políticas...

31/07/2025 às 15h45
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi), em parceria com o Instituto GENi, promoveu, nessa quarta-feira (30), a aula “Financiamento de Políticas Municipais para Mulheres”, como parte do 3º módulo da formação “Fortalece Elas: Políticas Públicas para Equidade de Gênero nos Municípios”. A atividade foi realizada na Casa da Mulher Brasileira, em Teresina, e teve como facilitadora Dilma Pinheiro, secretária executiva da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas (Semudh).

A formação tem como objetivo o fortalecimento técnico e político dos organismos de políticas para mulheres (OPMs) nos municípios, qualificando lideranças locais para a formulação, implementação e sustentabilidade de políticas públicas com recorte de gênero e raça.

Durante a aula, Dilma Pinheiro destacou a importância do investimento público como ferramenta essencial para o enfrentamento das desigualdades de gênero, do machismo estrutural e da violência contra as mulheres. O conceito de orçamento sensível a gênero foi apresentado como uma estratégia para garantir que os recursos públicos sejam planejados e aplicados de forma a beneficiar, prioritariamente, as mulheres em situação de maior vulnerabilidade — considerando marcadores como raça, território, classe social e etnia.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A secretária das Mulheres de Anísio de Abreu, Sirleide Leila, ressaltou a importância da formação. “É um momento de troca e aprendizado. Refletimos sobre orçamento, capacitação das equipes e estratégias para integrar a rede de proteção às mulheres, além de pensar a autonomia econômica e financeira de forma articulada. Essa formação nos permite mais autonomia no exercício da nossa função como gestoras”, completou

A secretária das Mulheres de Curimatá, Alda Guimarães, também compartilhou sua experiência. “O curso contou com palestrantes fantásticas, que nos proporcionaram um aprendizado ímpar. Aprendi sobre o financiamento municipal, o fortalecimento dos conselhos e comitês, o papel do Estado e a responsabilidade do município na implementação das políticas para as mulheres. Hoje eu me sinto preparada para chegar no meu município, dialogar com a equipe, com o prefeito e com os demais gestores, e cobrar as melhorias que precisamos. Estamos apenas começando, mas temos vontade, e isso faz toda a diferença”, completou a gestora.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, reforçou a importância da consolidação dos espaços de gestão nos municípios. “É necessário fazer uma análise mais profunda sobre o fortalecimento da gestão municipal para as mulheres. Muitos municípios ainda enfrentam dificuldades para criar ou manter uma secretaria específica. E quando criam, nem sempre oferecem as condições adequadas para seu funcionamento. A presença de mulheres na política, sejam prefeitas, gestoras ou primeiras-damas, tem sido fundamental para impulsionar a criação e a permanência desses espaços. A articulação entre os municípios, o Estado e a sociedade civil é essencial para que as políticas públicas para as mulheres avancem de forma concreta”, destacou a gestora.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O 3º módulo da formação “Fortalece Elas” será nos dias 30 e 31 de julho, reunindo gestoras de diversas regiões do Piauí. A iniciativa integra um ciclo de formação continuada, com conteúdos estratégicos sobre planejamento, financiamento e monitoramento de políticas públicas voltadas à promoção da equidade de gênero.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias