A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, participou, nessa quarta-feira (23), da abertura da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Luís Correia. O evento marca um avanço significativo no fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no município e integra a etapa preparatória para a 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que será realizada nos dias 28 e 29 de agosto, em Teresina. A mobilização também se soma ao processo rumo à 5ª Conferência Nacional, prevista para setembro, em Brasília.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a conferência reuniu representantes de movimentos sociais, instituições públicas e lideranças políticas, com o objetivo de promover o diálogo sobre os desafios enfrentados pelas mulheres e construir coletivamente propostas que orientem a formulação de políticas públicas mais eficazes e inclusivas.
Em sua fala, a secretária Zenaide Lustosa destacou a urgência de garantir políticas com participação ativa das mulheres, especialmente no enfrentamento às desigualdades estruturais. “As mulheres são, hoje, as mais qualificadas, mas ainda ocupam menos espaços profissionais. Isso não é uma questão de qualificação, mas de estrutura. Na área tecnológica, por exemplo, somos apenas 18%. Precisamos de políticas que fortaleçam a autonomia econômica, social e cultural das mulheres. Nosso compromisso é com o enfrentamento de todas as formas de violência e com a promoção de uma sociedade mais justa”, afirmou a gestora.
A delegada de Polícia Civil Júlia Leite reforçou a importância do evento. “Eventos dessa natureza são fundamentais para que, ao discutirmos sobre mulheres, possamos encontrar caminhos eficazes em direção à equidade de gênero. Isso impacta diretamente áreas como o enfrentamento à violência, a inclusão social e o empoderamento econômico”, ressaltou a participante.
Para a vereadora Joyce Oliveira, o momento é histórico. “É uma honra participar da primeira conferência municipal de políticas para as mulheres em Luís Correia. Este é um movimento necessário. Seguimos firmes na defesa de mais políticas públicas que gerem transformação real na vida das mulheres da nossa cidade”, destacou a parlamentar.
A policial militar Ariane Lustosa, integrante da Patrulha Maria da Penha no município, destacou a dimensão educativa do encontro. “Este espaço é essencial para conscientizar sobre as diversas formas de violência e fortalecer o papel das lideranças femininas na difusão desse conhecimento em suas comunidades”, complementou a militar.
Já a presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Luís Correia, Jesus Galeno, destacou a importância da construção coletiva. “É muito importante estarmos aqui contribuindo com esse processo. Este momento é feito de muitas mãos e representa um passo importante para o surgimento de novas políticas públicas que atendam às necessidades reais das mulheres. Estamos aqui para somar e avançar juntas”, frisou a sindicalista.
A prefeita de Luís Correia, Maninha, destacou a importância da presença feminina nos espaços de poder e decisão. “Estar como prefeita participando da Conferência das Mulheres é reafirmar o compromisso de fortalecer todas nós na luta por avanços em todas as áreas. Hoje, estamos recebendo com qualidade mulheres de diferentes lugares para que, juntas, possamos pensar e construir ações em prol de nós mesmas. Nada se faz sozinha. É por meio da parceria entre o poder público e a sociedade civil que conseguimos transformar realidades. E é justamente essa união que tem feito de Luís Correia um município de conquistas e avanços para as mulheres”, reforçou a gestora.
A conferência reafirma o compromisso do Governo do Estado e da Secretaria das Mulheres do Piauí com o diálogo democrático, a escuta ativa e a construção participativa de políticas voltadas à promoção da igualdade de gênero em todo o território piauiense.
Mín. 23° Máx. 40°