Uma operação de fiscalização do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) resultou na apreensão de 274 pneus irregulares em estabelecimentos de autopeças e motopeças na cidade de Piripiri, no Norte do estado. Os produtos são do tipo “remoldado”, o que os torna proibidos para uso em veículos de duas ou três rodas, como motocicletas, motonetas e triciclos.
O material foi recolhido e encaminhado ao depósito do instituto, em Teresina, nesta segunda-feira (21). Segundo o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, além da ilegalidade na comercialização, os pneus colocam em risco direto a vida dos condutores.
“Esses pneus, muitas vezes vendidos por preços mais baixos, representam uma ameaça real nas estradas. O consumidor que opta por esse tipo de produto está se expondo a acidentes graves, e por isso intensificamos as fiscalizações”, afirmou.
Dependendo da gravidade da infração, do histórico do estabelecimento e do seu porte, as penalidades podem chegar a R$ 1,5 milhão. O Imepi reforça que denúncias podem ser feitas diretamente pelo aplicativo Fala Consumidor ou pelo telefone da Ouvidoria: (86) 99456-1921.
Mín. 24° Máx. 37°