
A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) e Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizaram, nessa quarta-feira (2), a formação “Atendimento Humanizado: Segurança Pública com Olhar de Gênero”, no município de São Raimundo Nonato. A atividade teve como objetivo qualificar os profissionais das Forças de Segurança para atuarem de forma mais sensível e humanizada em casos de violência de gênero.
Durante a capacitação, agentes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros receberam orientações sobre a atuação integrada da rede de atendimento à mulher, o protocolo “Ei, mermã, não se cale”, além de aspectos técnicos ligados à investigação, encaminhamentos e ao papel da polícia científica.

“A formação tem um papel fundamental preparar os profissionais da segurança pública para lidar com casos de violência de gênero de forma mais qualificada e respeitosa. Isso é essencial para melhorar o atendimento nas delegacias, no 190 e nas ações da Patrulha Maria da Penha”, destacou Ana Cleide Nascimento, diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Sempi.

Além da formação, a equipe da Sempi também se reuniu com gestoras municipais do Território da Serra da Capivara para dialogar sobre a norma técnica de funcionamento do novo Centro de Referência de Atendimento à Mulher, que será inaugurado em breve em São Raimundo Nonato.
Segundo Ana Cleide Nascimento, as gestoras municipais levarão as informações discutidas para os seus municípios e dialogarão com os gestores locais. “Em breve, vamos realizar uma nova reunião com a presença da secretária Zenaide Lustosa e dos prefeitos da região para definir o modelo de consórcio que permitirá o acesso de todos os municípios ao atendimento do Centro de Referência de Atendimento à Mulher. Nosso objetivo é garantir um serviço integrado, acolhedor e eficiente para todas as mulheres do território”, finalizou a diretora.

Governo Governo do Maranhão promove treinamento para fortalecer vigilância contra arboviroses
Governo Blocos e grupos tradicionais fizeram a festa no circuito Madre Deus no último sábado
Piauí Governo do Estado investe mais de R$ 300 milhões na infraestrutura hídrica e reforça combate à seca no Piauí
Geral Exposição a multidões no carnaval traz riscos à saúde dos animais
Piauí Rede de Descontos garante economia para servidores no Carnaval; veja como acessar!
Piauí Piauí reduz pobreza e fortalece segurança alimentar: número de refeições servidas em restaurantes populares chegou a 2,6 milhões
Piauí Sada dobra número de famílias atendidas pelas ações de assistência técnica e extensão rural no Piauí
Governo Foragidos são presos após flagradas pelo sistema de reconhecimento facial da Avenida Litorânea, em São Luís
Governo Cerca de 700 mil pessoas passaram pela Litorânea com o Bloco da Anitta e Cláudia Leitte Mín. 23° Máx. 26°