A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) e Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizaram, nessa quarta-feira (2), a formação “Atendimento Humanizado: Segurança Pública com Olhar de Gênero”, no município de São Raimundo Nonato. A atividade teve como objetivo qualificar os profissionais das Forças de Segurança para atuarem de forma mais sensível e humanizada em casos de violência de gênero.
Durante a capacitação, agentes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros receberam orientações sobre a atuação integrada da rede de atendimento à mulher, o protocolo “Ei, mermã, não se cale”, além de aspectos técnicos ligados à investigação, encaminhamentos e ao papel da polícia científica.
“A formação tem um papel fundamental preparar os profissionais da segurança pública para lidar com casos de violência de gênero de forma mais qualificada e respeitosa. Isso é essencial para melhorar o atendimento nas delegacias, no 190 e nas ações da Patrulha Maria da Penha”, destacou Ana Cleide Nascimento, diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Sempi.
Além da formação, a equipe da Sempi também se reuniu com gestoras municipais do Território da Serra da Capivara para dialogar sobre a norma técnica de funcionamento do novo Centro de Referência de Atendimento à Mulher, que será inaugurado em breve em São Raimundo Nonato.
Segundo Ana Cleide Nascimento, as gestoras municipais levarão as informações discutidas para os seus municípios e dialogarão com os gestores locais. “Em breve, vamos realizar uma nova reunião com a presença da secretária Zenaide Lustosa e dos prefeitos da região para definir o modelo de consórcio que permitirá o acesso de todos os municípios ao atendimento do Centro de Referência de Atendimento à Mulher. Nosso objetivo é garantir um serviço integrado, acolhedor e eficiente para todas as mulheres do território”, finalizou a diretora.
Mín. 20° Máx. 36°