O governo federal realiza no próximo sábado (5), a partir das 6h, o primeiro mutirão do programa Agora tem Especialistas, iniciativa para ampliar a oferta de serviços especializados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir as filas de espera.
A ação foi anunciada nesta quarta-feira (2) em uma coletiva de imprensa com as presenças dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Educação, Camilo Santana, além do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o ex-ministro Arthur Chioro.
Batizado de Dia E, o mutirão será realizado simultaneamente nos 45 hospitais federais universitários em todo o país. Segundo o governo, serão mais de 7.800 atendimentos simultâneos em todas as regiões do Brasil, o que inclui 1.000 cirurgias eletivas, 1.200 consultas e 5.600 exames nas áreas de oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher.
Artigos Relacionados Em Minas Gerais, participam da ação:
Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Chioro destacou que os atendimentos serão realizados de acordo com as necessidades de cada região.
“Nós estamos muito acostumados a ver mutirão de catarata, mutirão de um determinado tipo de exame. Nós estaremos, nos 45 hospitais, atendendo à demanda singular de cada região, de cada localidade. Então, num lugar, se concentram cirurgias oncológicas, no outro, cirurgia ortopédica, no outro, na área de atendimentos e exames cardiovasculares", explicou.
A previsão é que os próximos mutirões sejam realizados em setembro e dezembro.
Durante a coletiva, também foram anunciados os editais de credenciamento direcionados a hospitais e clínicas privadas para atender pacientes do SUS.
Mín. 21° Máx. 36°