
A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) vem mostrando que promover bem-estar e cidadania também faz parte da missão institucional. Projetos voltados à formação cidadã, capacitação e conscientização de crianças e adolescentes têm ganhado força, consolidando uma política pública que vai além do combate ao crime, atuando para prevenir, educar e transformar realidades.
Um dos maiores destaques é o Guardião Mirim, iniciativa que atende alunos entre 8 e 14 anos, oferecendo não apenas disciplina e orientação, mas também um olhar de cuidado para o futuro. A ação faz parte da política de segurança pública preventiva e é coordenada pela Superintendência de Cidadania e Defesa Social da SSP.
“O programa é, hoje, uma das ferramentas mais eficientes e eficazes da segurança pública na área da prevenção, seja no uso abusivo de drogas quanto em relação a qualquer tipo de violência. Esse eixo social, que é exercido através dos projetos que a gente desenvolve nas comunidades, vai direto ao foco do problema, que é a violência”, afirmou a superintendente de Cidadania e Defesa Social da SSP, coronel Elizete Lima.

Educação, acolhimento e transformação
Iniciado em 2024, o Guardião Mirim já beneficiou cerca de 450 crianças e adolescentes. Para 2025, estão previstos seis novos núcleos em Teresina, com capacidade para atender mais 300 alunos. A SSP também planeja expandir o programa para outros municípios do estado.
Por meio da iniciativa, jovens piauienses passam por transformações significativas em suas rotinas e perspectivas. Relatos indicam melhorias no desempenho escolar, mais engajamento em sala de aula e o desenvolvimento de valores como responsabilidade social, respeito às normas de trânsito e preservação ambiental.
Segundo a coronel Elizete, o projeto também estimula o envolvimento das famílias. “Nós, de forma complementar, contribuímos na educação dessas crianças, ajudando os professores e educadores. Além disso, convidamos os pais ou responsáveis para se integrarem aos projetos, participando de aulas-passeio ou de atividades nas quais conseguimos encaixar os adultos”, explicou. Ela destaca ainda que o Guardião Mirim conta com uma grade curricular extensa, que inclui ações como Banda Mirim e Bombeiro Mirim.

Aspectos emocionais e impacto familiar
A psicóloga Emanuelle Leal, que acompanha o desenvolvimento do projeto, ressalta o impacto na saúde emocional das crianças. “Quando falamos do Projeto Guardião Mirim, não estamos tratando apenas de formação cidadã ou ocupação saudável do tempo. Estamos falando de algo ainda mais profundo: o desenvolvimento psicológico das nossas crianças e adolescentes. Enquanto psicóloga social e jurídica, consigo perceber esse projeto também como um espaço terapêutico, onde o afeto, a escuta ativa e o exemplo positivo fazem diferença real no bem-estar dessas crianças e adolescentes”, reforça.
Para muitas famílias, o Guardião Mirim representa uma rede de apoio essencial. Juliana Carvalho, mãe de Ana Vitória, de 9 anos, e Pedro Marcelo, de 14, relata os benefícios. “Esse projeto não só reduz o tempo das crianças nas telas, mas também proporciona um espaço acolhedor de socialização e aprendizado”, expressou. Para ela, a iniciativa tem sido necessária especialmente para o desenvolvimento do seu filho autista.

O diferencial dos projetos sociais desenvolvidos pela SSP está justamente na articulação entre forças de segurança, escolas, famílias e comunidades. Trata-se de uma rede que acredita que educação e acolhimento são tão estratégicos quanto a repressão ao crime na construção de um Piauí mais justo e seguro.


Segurança Pefoce realiza mais de 8 mil inserções no ranking nacional de análises balísticas
Piauí Ferramenta inovadora no Brasil, BO Fácil supera 50 mil atendimentos em cinco meses de funcionamento
Piauí Governo do Piauí realiza destruição de 1.566 armas de fogo nesta segunda (8)
Segurança Suspeito de tráfico de drogas e integrar grupo criminoso é preso em flagrante em Maranguape
Violência no Ceará Ceará volta a registrar queda nos homicídios após quatro meses de alta
Segurança Profissionais que transformam vestígios em provas: Pefoce celebra o Dia do Perito Criminal
Segurança Mais de uma tonelada de maconha é apreendida pela PMCE durante ação em Cascavel
Segurança Ação integrada entre PCCE e PC-AM resulta em três prisões e apreensões de armas e drogas em Fortaleza
Piauí Operação Boas Festas 2025 mobiliza todas as modalidades da PMPI para garantir a segurança no fim de ano Mín. 24° Máx. 39°