A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizou, nesta quarta-feira (18 de junho), mais uma fase das operações Porteira Fechada e Rota Segura nos municípios de Piripiri, Pedro II e Juazeiro do Piauí. A iniciativa contou com apoio do Comando de Trânsito da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Delegacia do Meio Ambiente.
Durante as ações, dois donos de animais foram presos, além da apreensão de 15 animais que estavam soltos nas vias, oferecendo riscos à segurança dos condutores. A operação também resultou na prisão de um homem com uma motocicleta adulterada e de outro que possuía mandado de prisão em aberto.
O diretor de Operações de Trânsito da SSP, Fernando Aragão, destacou que o objetivo é salvar vidas e reduzir acidentes.
“Nosso trabalho é educativo, mas também punitivo. A legislação é clara quanto à responsabilidade dos donos de animais soltos em vias públicas. Além disso, a Operação Rota Segura reforça o combate a irregularidades no trânsito, protegendo motoristas e pedestres”, afirmou.
O delegado Willame Moraes, da Delegacia do Meio Ambiente, alertou para os riscos:
“Deixar animais circulando nas ruas é uma irresponsabilidade que pode custar vidas. Acidentes, inclusive fatais, já aconteceram por conta disso. Essa operação mostra que não haverá tolerância”, frisou.
Porteira Fechada: visa recolher animais soltos em rodovias e vias urbanas, responsabilizando os donos e prevenindo acidentes.
Rota Segura: reforça a fiscalização de trânsito, combatendo embriaguez ao volante, motoristas não habilitados, veículos adulterados, além de recuperar veículos e celulares roubados.
As ações seguem acontecendo de forma contínua em outras cidades do estado, como parte da estratégia de segurança da SSP-PI.
Mín. 22° Máx. 38°