
O artesanato piauiense assumiu o protagonismo da moda, da tradição, da sustentabilidade e da inovação no desfile Semeando Artesanato, realizado na CasaCor Piauí, nessa terça-feira (17). A ação, promovida pelo Governo do Estado do Piauí, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult) e da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), integra a política pública de valorização do fazer artesanal e da identidade cultural do Estado.
O desfile teve como proposta apresentar criações artesanais desenvolvidas pelos artesãos da Casa do Artesão Design Mestre Albertino, selecionados por sua criatividade e alinhamento ao tema da mostra deste ano.
Para o superintendente da Sudarpi, Ícaro Machado, o trabalho da Casa do Artesão Design Mestre Albertino vai muito além da exposição de produtos. “A Casa do Artesão é um programa de curadoria do artesanato piauiense. Temos um processo de seleção para garantir que o que chega ao público realmente represente a riqueza das nossas tradições. Atuamos tanto no espaço físico, na Central de Artesanato Mestre Dezinho, como de forma itinerante, o que nos permite estar presentes em eventos, como a CasaCor”, explica.

Essa política de circulação e visibilidade tem permitido que o artesanato alcance espaços antes inimagináveis. “Estamos com 30 modelos desfilando peças que representam diferentes técnicas artesanais, todas feitas com materiais locais e por mãos piauienses. Contamos com o elenco da CasaCor e também com arquitetos convidados desfilando. O resultado tem sido incrível e prova que, quando a gente acredita e investe no que é nosso, o reconhecimento vem”, complementa Ícaro.
O evento se consolida como um ponto de encontro entre artesãos, arquitetos e designers, promovendo uma integração entre tradição, inovação e identidade piauiense. Na passarela, o público conferiu peças autorais das marcas Bordados da Caatinga, Isa Moema e Casa Cactus, responsáveis por todos os looks apresentados no desfile. Para complementar os visuais, os acessórios foram desenvolvidos pela artesã Daniela Costa e pelo grupo Recaseando, trazendo ainda mais autenticidade às produções.

A diretora da Sudarpi, Denise Almeida, destacou que o evento é fruto de um trabalho contínuo na valorização da cultura e geração de renda para os artesãos piauienses. “O nome ‘Semeando Artesanato’ representa o que temos feito nesta gestão. Estamos colhendo frutos reais desse trabalho, que envolve cuidado, escuta e valorização do que é nosso. Cada artesão apoiado, cada espaço conquistado, como este na CasaCor, é parte dessa colheita de pertencimento e orgulho do fazer artesanal piauiense”, ressalta.
Entre os destaques do desfile está a participação da marca Bordados da Caatinga, representada pela artesã Ana Paula, de Dom Inocêncio, no semiárido piauiense. “É uma emoção muito grande. A Fundação Ruralista já desenvolve esse trabalho há mais de meio século e, agora, poder mostrar tudo isso aqui, com tanta visibilidade, é muito gratificante”, comemora.

Ana Paula destaca que as peças apresentadas seguem a identidade das coleções da marca, com referências da caatinga, elementos florais, inspirações na natureza e na cultura local. “Esse apoio da Casa do Artesão tem sido essencial para divulgar nosso trabalho, criar conexões e encontrar pessoas que realmente valorizam o artesanato feito à mão”, afirma.
O desfile também contou com a participação de arquitetos da própria CasaCor, que aceitaram o convite para valorizar o artesanato de forma ainda mais simbólica. Laisa Nogueira, uma das profissionais convidadas, falou com emoção sobre a experiência. “É uma honra estar aqui, desfilando para os Bordados da Caatinga e para o artesanato piauiense. Estamos muito felizes de poder demonstrar um pouco da nossa arte e valorizar esse trabalho tão lindo”, destaca.

A arquiteta Lia Freitas reforçou o sentimento coletivo que uniu artesãos, modelos e convidados. “É muito gratificante contribuir com a divulgação do nosso artesanato, com esse ato maravilhoso de desfilar pela primeira vez. O mais importante é essa oportunidade de mostrar para todos a beleza do que é feito aqui”, frisa.
O superintendente da Sudarpi, Ícaro Machado, explica que, ao longo do calendário de ações, há um trabalho voltado para dar visibilidade a diferentes tipologias do artesanato, considerando o período e o perfil de cada evento. “Buscamos dar destaque a várias tipologias, desta vez, o foco foi nos bordados e na costura, tudo feito à mão, com muito cuidado e identidade. Esse tipo de oportunidade é fundamental para ampliar o olhar das pessoas sobre o que é o artesanato piauiense”, enfatiza.
Piauí Feira na Praça chega à sua última edição de 2025 neste domingo (16), em Teresina
Piauí Secult abre inscrições para eleição de membros do Conselho Estadual de Cultura do Piauí
Piauí Festival da Cruviana incentiva turismo rural em Teresina com programação dias 21 e 22 de novembro
Piauí Festival da Cruviana incentiva turismo rural em Teresina com programação nos dias 21 e 22 de novembro
Piauí Junta Festival movimenta o Centro de Teresina com programação gratuita de 24 e 30 de novembro
Piauí Boca da Noite apresenta o peso do metal e do rock piauiense com Thrauma e Megahertz nesta quarta (12) Mín. 21° Máx. 41°