A Polícia Civil do Piauí desarticulou, na manhã desta quarta-feira (28), uma fábrica clandestina de armas que funcionava no povoado Santo Hilário, na zona rural de Cocal, Norte do estado. A operação foi realizada pela Delegacia Seccional do município, que cumpriu mandados de busca e apreensão no local.
Segundo informações repassadas pelo agente de Polícia Civil Walter Brune, os policiais encontraram uma verdadeira estrutura montada para a fabricação artesanal de armas de fogo. Foram localizadas ferramentas como bigornas, lixadeiras, máquinas de solda, além de matéria-prima como ferro e madeira, utilizados na produção dos armamentos.
O responsável pela oficina foi identificado como Raimundo Nonato dos Santos Vieira, conhecido como “Nonato do Pirrote”, de 25 anos. De acordo com a investigação, ele produzia armas de diversos calibres, como espingardas bate-bucha, cartucheiras, entre outros modelos, além de realizar manutenção e reparos em armas de terceiros.
“No local foi possível constatar um grande volume de materiais e ferramentas destinados à fabricação de armas artesanais, caracterizando atividade criminosa com potencial de risco para a segurança pública”, destacou o agente Walter Brune.
Raimundo Nonato recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com todo o material apreendido, para a Delegacia de Cocal, onde está à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue investigando se há outras pessoas envolvidas no esquema e reforça o combate à circulação ilegal de armas na região.
Mín. 23° Máx. 37°