
Nesta terça e quarta-feira (20 e 21), a Defensoria Pública do Estado do Maranhão, por meio da 3ª DP de Imperatriz, promove o lançamento do projeto “Encontros em Rede”. A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) participa da iniciativa por meio da presidente Sorimar Sabóia, uma das palestrantes do evento.
O “Encontros em Rede” tem por objetivo promover a articulação da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Imperatriz, município onde estão instalados o Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região Tocantina; o Centro Socioeducativo de Internação Semear; e a Casa de Semiliberdade Cidadã. De responsabilidade da Funac, essas três unidades são destinadas a garantir o atendimento integral aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas privativas e restritivas de liberdade.
Para a presidente Sorimar Sabóia, a ação fortalece o diálogo, que é tido como fundamental para a efetividade da Rede de Proteção. “Todos que fazem parte desse sistema devem entender esta política e saberem como podem atuar em conjunto, de forma articulada, para garantir os direitos dessas crianças e adolescentes”, frisou.
A gestora destaca que a parceria com os demais órgãos da Rede será fundamental para superar os desafios da garantia de direitos. “O debate sobre temas de interesse comum sobre as ações necessárias à proteção integral de crianças e adolescentes é indispensável e enxergamos essa iniciativa da Defensoria Pública como primordial”, disse.
A defensora pública Jéssica de Sousa Oliveira, da 3ª DP de Imperatriz, afirma que o projeto foi pensado a partir da constatação das dificuldades enfrentadas pelos integrantes da Rede em articular ações conjuntas para garantir a efetividade dos direitos de crianças e adolescentes. “Isso ocorre, muitas vezes, pelo desconhecimento das atribuições de cada integrante”, explicou.
Desdobramentos
O “Encontro em Redes” propõe a realização de iniciativas, tais como esta primeira ação, que teve como tema "Conhecendo a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Imperatriz".
Para o evento, a presidente estava acompanhada pela diretora técnica Lúcia Diniz (Dirtec/Funac); pelo chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas (Asplan/Funac), Nikson Daniel Souza; e pela coordenadora Regional de Programas Socioeducativos, Eunice Fernandes.
A gestão de Imperatriz também esteve presente ao lançamento: diretora da Casa de Semiliberdade Cidadã, Cybelle Cavalcante; diretora do Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região Tocantina, Socorro Pires; e a vice-diretora do Centro Socioeducativo de Internação Semear, Fernanda Ramos.
Governo Governo lança programa que reduz valor da passagem do transporte alternativo metropolitano
Piauí Governo do Piauí convoca aprovados para curso de formação do concurso de Bombeiros Militares; veja lista
Geral Polícia do Rio faz ação contra fraude em sistema de mandados de prisão Mín. 23° Máx. 35°