Thursday, 25 de June de 2026
36°

Tempo nublado

Teresina, PI

Saúde Impasse

FMS condiciona repasses ao Hospital São Marcos a socorro financeiro do Maranhão e do Governo Federal

Presidente da fundação alega sobrecarga em Teresina com pacientes de fora e exige reformulação de contrato para manter repasse de R$ 3,5 milhões

25/06/2026 às 14h47
Por: Portal Verdes Campos Sat
Compartilhe:
FMS condiciona repasses ao Hospital São Marcos a socorro financeiro do Maranhão e do Governo Federal

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina aguarda modificações contratuais para regularizar e manter o repasse financeiro destinado ao Hospital São Marcos, instituição que é referência no tratamento oncológico no Piauí. O hospital filantrópico cobra a regularização de uma verba mensal de R$ 3,5 milhões, que alega estar suspensa desde janeiro de 2026. A presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, justificou que a necessidade de alteração no contrato decorre do fato de Teresina estar absorvendo e financiando o atendimento de uma grande demanda de pacientes vindos de fora da capital, incluindo pessoas que residem no estado do Maranhão e utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.

Segundo a gestora da FMS, o Ministério da Saúde não incorporou os valores referentes aos atendimentos de pacientes maranhenses e de outros municípios ao teto financeiro repassado a Teresina. Atualmente, a prefeitura da capital arca com cerca de 60% de todos os custos operacionais do tratamento do câncer ofertado pelo Hospital São Marcos, enquanto a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) realiza um aporte complementar de R$ 900 mil por mês. Leopoldina destacou que essa atual divisão de despesas sobrecarrega injustamente os cofres da capital, uma vez que o município acaba pagando além do que é consumido pelos seus próprios cidadãos, cobrindo gastos de pacientes de todo o restante do território piauiense e do estado vizinho.

Para tentar solucionar o impasse e evitar a descontinuidade dos serviços, deputados da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) reuniram-se com representantes da Sesapi e da FMS no último dia 19 de junho. Durante o encontro, ficou acordado que a fundação municipal irá elaborar um novo planejamento orçamentário para apresentar ao Ministério da Saúde, especificando as mudanças necessárias para que os repasses federais sejam reajustados.

A presidente da FMS frisou que a prefeitura só voltará a transferir o valor integral se houver um incremento financeiro proporcional por parte do governo do Piauí, do Governo Federal e do Governo do Maranhão, dividindo o custo real de cada usuário que utiliza a estrutura do hospital.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários