
“Meu filho mudou a minha vida”, disse a puérpera Amanda Vitória, de 21 anos, bastante emocionada ao falar sobre um dos momentos mais importante da sua história: o nascimento do seu primogênito, Mauro Alberto. A mãe deu à luz na Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas (MA), e foi convidada para participar de um momento de acolhimento preparado especialmente para celebrar o Dia das Mães na unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Paciente do Alojamento Conjunto, Amanda Vitória afirmou que o seu filho mudou a sua vida a partir do momento em que foi descoberta a gestação. Então, vivenciar uma experiência e ter os registros é maravilhoso para ela.
“Antes de descobri que estava grávida, eu tinha acabado de passar por um momento de perda. Então, quando eu descobri o meu filho, foi um momento único na minha vida, eu não estava preparada. Eu mudei totalmente os meus planos por ele. Meu filho mudou a minha vida para sempre”, comemorou.
Quem também compartilhou desse momento de alegria e inesquecível foi a mãe Eliana Aguiar Silva, de 22 anos, paciente do Alojamento Conjunto. “Essa é a minha primeira filha e está sendo muito feliz participar desse momento com ela. Agora o Dia das Mães ganha um outro sentido, com certeza será mais importante”.
O Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Maternidade organizou um ensaio fotográfico, realizado na quarta-feira (7), voltado para as mães dos bebês internados na UTI Neonatal, do Alojamento Conjunto e Centro de Parto Normal da unidade da rede estadual e gerenciada pelo Instituto Acqua.
Para a enfermeira do NEP, Taylane Sipaúba, a sessão de fotos amplia o vínculo mãe e filho, além de proporcionar acolhimento despertando sentimentos bons. “Essa iniciativa busca criar memórias inesquecíveis, fortalecer os laços familiares e proporcionar às mães momentos de alegria. A equipe se sente realizada em promover esse tipo de ação, pois acredita que momento como esse tem que ser celebrado e valorizado”, disse.
Maternidade
A Humberto Coutinho é considerada a terceira maior maternidade do Estado ofertando assistência materno-infantil com serviços de emergência e urgência que funcionam 24 horas, diariamente, para toda região do Médio Sertão Maranhense, alcançando mais de 15 municípios.
Em quase 7 anos de funcionamento, foram realizados 1.605.204 milhão de procedimentos gerais, sendo 15.650 mil partos., 91.612 mil atendimentos de urgência e emergência, 22.842 mil internações, além de consultas de enfermagem e médicas, cirurgias, triagem neonatal, consultas e procedimentos multidisciplinares, entre outros.
A maternidade oferece todo suporte necessário para assistência no pré-parto, parto e puerpério, que inclui ambulatório especializado e triagem neonatal, com teste do pezinho, orelhinha, coraçãozinho, linguinha, além de exames de ultrassonografia, tomografia, ultrassom e análises clínicas.
Governo Comunicação da SES recebe homenagem “Amigo do Transplante” no Dia da Doação de Córneas
Geral Quatro dias após ventania, SP tem mais de 60 mil clientes sem luz
Geral Ministério diz que Enel pode perder concessão se não cumprir metas
Geral Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Geral Brasil no Mundo recebe o historiador João Cezar de Castro Rocha
Governo Governo do Maranhão entrega tablets educacionais em Imperatriz e Chapadinha
Piauí Nova Ceasa avança com melhorias, ampliação de espaços e fortalecimento do abastecimento no Piauí
Governo Sedel realiza 1º Encontro das Escolinhas da Série B do Futebol Maranhense no Castelão
Piauí Com tecnologia e serviço descentralizado, Piauí avança na inclusão e supera 5 mil Carteiras do Autista emitidas em 2025 Mín. 25° Máx. 39°