O Parque Estadual Serra de Santo Antônio, localizado no município de Campo Maior, é um dos atrativos turísticos mais surpreendentes do Piauí. Com altitudes que chegam a 402 metros e situada na zona de transição entre os biomas Caatinga e Cerrado, a serra é um verdadeiro refúgio ambiental, destacando o potencial ecológico e sustentável do estado.
Criado em 2019, o parque é uma área de preservação ambiental e oferece diversas atividades aos visitantes, incluindo trilhas, observação de aves, espaços para acampamento, entre outros passeios imersivos. É o lugar ideal para atrair turistas que buscam tranquilidade, contato com a natureza e história.
O Mirante da Serra é um dos grandes destaques, proporcionando uma vista panorâmica da região. É o local ideal para quem deseja tirar fotos incríveis e presenciar o nascer ou o pôr do sol.
“A Serra de Santo Antônio proporciona experiência única, principalmente quando vamos com os amigos assistir ao pôr do sol ou ver as montanhas e as paisagens. Além disso, dá para acampar e temos também uma visão da cidade lá embaixo, com as luzes brilhando. É espetacular”, expressou o estudante e turista David Ferreira.
Outro ponto bastante popular no parque é o Morro do Cruzeiro, que conta com uma escadaria de 1.840 degraus e um altar dedicado a Santo Antônio, tradicional padroeiro da cidade de Campo Maior. No local, é realizada, uma vez por ano, uma missa em homenagem ao santo e também uma edição da Via Sacra, reunindo fiéis para uma experiência de conexão espiritual e fé.
Durante o período de chuvas, o parque ganha um novo atrativo: a cachoeira forma riachos e quedas d’água ideais para banhos refrescantes e relaxantes. A água, que corre pelas pedras, cria uma atmosfera tranquila, enquanto a vegetação ao redor intensifica a beleza natural.
Para a turismóloga da Secretaria do Turismo do Piauí (Setur), Romilla Macedo, o Parque Estadual Serra de Santo Antônio representa muito mais do que um destino turístico. “Um espaço onde o visitante não só se encanta com as belezas naturais, mas também se reconecta com a história e a cultura da região. Esse atrativo é, sem dúvida, um dos maiores tesouros do nosso estado”, conclui.
Mín. 24° Máx. 37°