No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID) reforçam a importância da tecnologia como ferramenta de inclusão. Desde que passou a ser disponibilizada pelo Gov.pi Cidadão, a Carteira de Identificação do Autista já foi emitida por mais de 3 mil pessoas no estado.
A modernização do serviço trouxe mais comodidade para famílias como a de Maria Elisabete, mãe do Adriano Gabriel, de 16 anos. Ela destaca que, antes da implementação do formato digital, o processo era mais desafiador para pessoas autistas e seus responsáveis.
“Antes, para tirarmos a carteirinha, precisávamos levar os documentos presencialmente, o que dificultava muito para uma família que sabe que o autista, às vezes, tem resistência a sair de casa. Em plena era digital, incluíram a Carteira do Autista via aplicativo para a mãe não ter que sair, levar o filho, tirar ele da zona de conforto e fazer tudo pelo celular. Isso foi maravilhoso!”, conta Maria.
Com mais de 500 serviços digitais disponíveis, o Gov.pi Cidadão segue facilitando o acesso da população piauiense aos serviços públicos. O Governo do Piauí segue trabalhando para garantir mais acessibilidade aos serviços públicos e aos seus direitos.
Como posso emitir a Carteira do Autista?
Para solicitar a carteira, basta seguir o passo a passo:
– Baixe o aplicativo Gov.pi Cidadão ou acesse o site pidigital.pi.gov.br;
– Faça o login com seus dados do Gov.br;
– No menu inferior, clique em “Serviços”;
– Selecione o órgão “SEID-PI” e clique em “Solicitar Carteira de Identificação do Autista”;
– Preencha corretamente os dados do beneficiário e clique em “Próximo”;
– Anexe os documentos exigidos de forma legível em PDF;
– Finalize a solicitação e aguarde a análise, que pode levar até 30 dias.
Mín. 22° Máx. 33°