Na noite do último sábado (29), um detento conseguiu escapar da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, enquanto outros dez foram contidos pela segurança. De acordo com a Secretaria da Justiça (Sejus), os internos tentaram fugir aproveitando um momento de chuva para danificar uma parede do alojamento e acessar a área externa do presídio.
O alojamento abrigava cerca de 25 presos no momento da ocorrência. A ação rápida da equipe de segurança impediu que a fuga fosse maior, conseguindo conter dez internos ainda na parte externa da unidade. Entretanto, um dos detentos conseguiu sair da penitenciária e continua foragido.
O fugitivo foi identificado como Francisco das Chagas Pereira da Silva, conhecido como "Macaco", de 26 anos. Ele responde a processos por estupro, importunação sexual e furto qualificado. Francisco foi preso em flagrante por furto qualificado em janeiro de 2024 e teve sua prisão convertida para preventiva dois dias depois. Ele foi transferido para a unidade prisional de Parnaíba no dia 29 de janeiro de 2025.
Recentemente, sua defesa entrou com um pedido de liberdade condicional, alegando excesso de prazo e ilegalidade na prisão, pois ele estava detido há mais de um ano sem julgamento. No entanto, o pedido foi negado pelo juiz Rostonio Uchôa Lima Oliveira, da 1ª Vara da Comarca de Esperantina. O magistrado destacou que a audiência de instrução está marcada para o dia 14 de abril.
As forças de segurança seguem mobilizadas na busca pelo detento foragido, e a Sejus reforçou que está tomando providências para evitar novas tentativas de fuga.
Mín. 22° Máx. 34°