O Piauí tem se destacado como um estado cada vez mais digital. A tecnologia, uma das prioridades do governador Rafael Fonteles, tem sido implementada em diversas áreas da administração pública para tornar a gestão mais eficiente e acessível. “Priorizamos uma gestão moderna para resolver os problemas das pessoas, e eu acredito muito que a tecnologia nos permite fazer mais com menos”, afirma o gestor.
Para consolidar a tecnologia como política pública, foi criado o Conselho de Transformação Digital, reunindo as principais secretarias do Estado para discutir soluções inovadoras. Dessa iniciativa, surgiu a Secretaria de Inteligência Artificial (SIA), a primeira do Brasil, e a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), que impulsiona o desenvolvimento de ferramentas digitais adotadas pelo governo.
Cidadania digital
Um exemplo de ação que a tecnologia ajudou a expandir é que o Piauí é o estado com o maior percentual da população com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), alcançando 25% dos piauienses. Mais de 830 mil dos 3,3 milhões de piauienses já possuem o novo documento, que utiliza o CPF como identificador único, padroniza cadastros e amplia a segurança contra fraudes.
A inovação também está presente no Projeto Identificação Neonatal, da Secretaria de Segurança Pública, que emite a CIN para recém-nascidos diretamente na maternidade, por meio de um novo equipamento que coleta as digitais dos bebês.
Segurança: recuperação de celulares
A tecnologia também tem sido essencial na segurança pública. O Protocolo de Recuperação de Celulares, já adotado por 22 estados, ajudou a reduzir roubos e furtos de aparelhos. A estratégia possui três vertentes: as blitzen, as intimações em massa e a Operação Interditados, na qual lojas físicas e virtuais que realizam a compra e a revenda de aparelhos roubados têm as atividades econômicas suspensas.
As ações das forças de Segurança do Piauí são potencializadas com os aplicativos Cellguard e Lupa Bot. Por meio deles, respectivamente, é possível identificar o destino de cada telefone e com quem ele está, além de permitir que policiais realizem consultas em tempo real para verificar se aparelhos celulares possuem restrição de roubo ou furto.
App Piauí Primeira Infância
Para garantir o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos, o governo criou a plataforma Piauí Primeira Infância. O sistema, já testado em Lagoa do Piauí, permitirá o acompanhamento de educação, saúde, assistência social e nutrição infantil. “Temos a convicção da importância dessa ferramenta porque ela permite olhar a nutrição, a educação, a vacinação, os exames, a vulnerabilidade social. Os economistas já demonstraram que o melhor investimento da sociedade é na primeira infância porque você ganha em todas as áreas da gestão pública quando você investe nas crianças”, destaca Rafael Fonteles.
Piauí Saúde Digital
O programa Piauí Saúde Digital já alcança 223 municípios e mais de 1.000 Unidades Básicas de Saúde (UBS), oferecendo consultas online com especialistas. Em dois anos, a plataforma realizou mais de 500 mil atendimentos, reduzindo deslocamentos e agilizando diagnósticos.
O aplicativo móvel do programa disponibiliza consultas com clínicos gerais 24 horas por dia e permite a monitoração de dados vitais, como pressão arterial e frequência cardíaca. Também possibilita a renovação de receitas para pacientes crônicos, garantindo maior comodidade.
SoberanIA: Plataforma de IA
A busca por inovação também levou o Piauí a desenvolver uma inteligência artificial em português, com propósito público e acesso gratuito. A SoberanIA é primeira plataforma de inteligência artificial com base de dados 100% em português, que irá operar de forma soberana, sem depender de intermediários privados estrangeiros.
A ferramenta SoberanIA será uma LLM (Large Language Model) com o objetivo de otimizar processos administrativos e melhorar a tomada de decisões no governo. Ela pode analisar dados de diversas áreas, como saúde, educação e segurança, oferecendo análises e previsões que auxiliam na formulação de políticas públicas. Além disso, a LLM poderá atuar como assistente virtual, proporcionando atendimento mais ágil aos cidadãos e permitindo a automação de tarefas, como a criação de documentos e a análise de regulamentações.
Com essas iniciativas, o Piauí se firma como referência nacional em transformação digital, utilizando a tecnologia para modernizar a gestão pública e melhorar a vida da população.
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