
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) participou, nesse domingo (9), da assembleia geral da Cooperativa de Produtores e Produtoras Rurais da Chapada Vale do Itaim (Coovita), que fica localizada em Betânia do Piauí, onde apresentou o Programa de Fortalecimento das Cooperativas da Agricultura Familiar do Piauí (Redecoopi). A cooperativa será uma das atendidas pelo programa, que vai auxiliar essas instituições nas áreas jurídica, contábil e de gestão.
De acordo com a secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, o auxílio do Redecoopi vai se dar, em especial, no auxílio à gestão do frigorífico que está sendo concluído pela SAF no município. Com o novo espaço, a produção de ovinos e caprinos da região deve se beneficiar ainda mais, já que permitirá o abate e armazenamento da carne para a distribuição.
“A cooperativa vai participar do Redecoopi, e nessa assembleia geral, nós pudemos apresentar mais detalhadamente o programa para todos os cooperados da Coovita. Temos hoje um termo de cooperação de responsabilidade da cooperativa entrando nesse programa, que vai ajudar mais esses jovens a encontrar novas estratégias de comercialização e fortalecer, principalmente, o processo de beneficiamento de produção por meio da gestão do frigorífico, onde a estratégia do programa estará muito presente. Será justamente para que, nesses primeiros anos, o frigorífico tenha sucesso”, destacou a gestora.

A Coovita conta com 350 cooperados e é uma das maiores cooperativas da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura do Piauí. Em 2024, foram comercializados 8,2 mil carneiros, o que totalizou um recurso de R$ 4,1 milhões. Uma das características da Coovita é, atualmente, ser gerida por jovens agricultores que foram formados pelo programa Viva o Semiárido.

“Tivemos a grata satisfação de ver a cooperativa, que vem crescendo cada dia mais, e tem mais de 300 cooperados trabalhando com ovinocaprinocultura e uma cooperativa essencialmente dirigida por jovens que foram formados pela estratégia do Programa Viva o Semiárido e que hoje assumem a coordenação dessa cooperativa. Um trabalho muito bonito com todos os requisitos necessários para que uma cooperativa funcione”, disse Rejane Tavares.
Para a diretora-presidente da Coovita, Suzana Coelho, os cooperados estão com expectativa em ter as orientações do programa Redecoopi, que visa auxiliar na melhoria dos trabalhos da cooperativa.
“Tivemos a presença da secretária que foi de extrema importância, trazendo a apresentação do Redecoopi, que é um projeto que vem para auxiliar ainda mais a nossa cooperativa, tanto na questão da gestão, como do conhecimento que vem para nos ajudar a melhorar em todos os setores”, disse a gestora.

As obras do frigorífico de Betânia do Piauí estão já próximas à conclusão. Com investimento de R$ 1.151.579,73, a obra está 95% concluídas. A previsão é que mais de 3 mil produtores de ovinos e caprinos da região sejam beneficiados direta ou indiretamente com o frigorífico.
Redecoopi vai atuar em 10 cooperativas
O Programa de Fortalecimento das Cooperativas da Agricultura Familiar do Piauí (Redecoopi) está sendo estruturado para fortalecer cooperativas e, por consequência, incentivar a comercialização de produtos da agricultura familiar do Piauí. Executado pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com a Investe Piauí, serão oferecidos capacitações e assessoramento a 10 cooperativas de diferentes cadeias produtivas do Piauí.
Para a seleção das cooperativas, foram levados em conta os diferentes territórios e também as diversas cadeias produtivas. As oficinas de apresentação nas cooperativas iniciaram no fim de fevereiro.
Agronegócio Plantio da soja 2025/26 avança no Piauí e já alcança 95% da área estimada, aponta Aprosoja
Agricultura Familiar SAF entrega mais de mil toneladas de alimentos para famílias em vulnerabilidade social no Piauí
Agricultura Familiar Novo PAC vai implantar 80 sistemas de abastecimento de água e 1.132 módulos sanitários em 31 municípios do Ceará
Agricultura Familiar Prefeitura e Governo do Estado realizam entrega de kits e equipamentos para agricultura familiar no Maranhão
Agronegócio Piauí é o estado brasileiro com maior queda na produção de castanha de caju em 2025, diz IBGE
Agronegócio Programa Forrageiras do Ceará encerra 2025 com quase 500 Unidades Disseminadoras de Tecnologia
Piauí SAF entrega alimentos da agricultura familiar a 1.300 famílias vulneráveis em Teresina nesta quarta (17)
Benefício Sagrima finaliza etapa de entrega dos cartões Tempo de Semear e fortalece autonomia da agricultura familiar no Maranhão
Agricultura Familiar SDA adia divulgação do credenciamento de fornecedores do Ceará Sem Fome para 17 de dezembro Mín. 22° Máx. 33°