A taxa de ligação à rede de esgoto de Teresina tem sido alvo de debate entre consumidores, a empresa Águas de Teresina, vereadores e a Prefeitura da capital. A gestão municipal anunciou um acordo para isentar e reduzir a tarifa, mas a subconcessionária afirma que a cobrança está prevista no contrato celebrado com o município.
Em entrevista à imprensa, o prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), informou que a subconcessionária foi notificada na quinta-feira (6) a respeito de três pontos.
Em nota, a Águas de Teresina informou que sugeriu uma reunião, na sexta-feira (7), para debater o assunto com representantes do Governo do Piauí, da Prefeitura e da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (Arsete). A empresa afirmou estar “aberta ao diálogo para revisão contratual e ajustes nos formatos da cobrança” (leia a nota completa ao fim da reportagem). A reunião deve acontecer nesta terça-feira (11).
Atualmente, para que um morador teresinense conecte sua residência ao sistema de saneamento básico da cidade, precisa pagar um valor de R$ 954 – que pode ser parcelado em até 36 meses. Depois, a quantia a ser paga mensalmente é equivalente ao consumo de água; ou seja, os preços são pareados.
Mín. 22° Máx. 33°