
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, neste sábado (8), a entrega de 32,8 mil manivas de mandioca adquiridas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A entrega aconteceu no espaço Raízes do Brasil, que é gerido pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), no centro de Picos.
Para a secretária da SAF, Rejane Tavares, o investimento objetiva a retomada da produção na região do semiárido, que passou a ter redução por conta da estiagem. A distribuição vai beneficiar agricultores familiares de 12 municípios da região.
“Estamos fazendo a entrega de manivas de mandioca dentro da parceria da SAF com a Conab e com o MPA, onde a gente faz esse trabalho de resgatar a cultura da mandioca aqui no semiárido que teve perdida por algum tempo por conta de problemas de estiagem e das mudanças climáticas, e houve o investimento na distribuição de manivas para os agricultores familiares, permitindo assim que a gente possa ter muito em breve uma boa produção de mandioca na região”, disse.

A dirigente do MPA no Piauí, Francisca Silva, destacou o compromisso da SAF com os agricultores familiares e com o espaço Raízes do Brasil com a entrega de alimentos para as refeições da cozinha solidária, além de incentivar a cadeia produtiva da mandiocultura.
“A SAF historicamente é uma parceira, tanto do Movimento dos Pequenos Agricultores, mas também desse espaço de construção que é o Raízes do Brasil, a partir do alimento, e agora auxiliando também na perspectiva do PAA onde 12 municípios estão sendo beneficiados com uma política que vai impulsionar a produção e a cadeia produtiva da mandiocultura, então para nós é motivo de grande alegria”, disse.

Durante a solenidade, também foi feita a inauguração de 81 cadeiras, 4 centrais de ar condicionado e do kit de energia solar que passaram a compor as instalações do espaço, que também tem uma cozinha solidária que distribui cerca de 1,2 mil refeições por semana para famílias em situação de vulnerabilidade social. As aquisições dos equipamentos ocorreram por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Francisco Limma.
Também foram adquiridas 10 mil sementes de arroz. Serão beneficiados agricultores familiares dos municípios de Campo Grande do Piauí, Pio IX, Monsenhor Hipólito, Alagoinha do Piauí, São Julião, Francisco Santos, Geminiano, Santa Cruz do Piauí, São João da Varjota, Oeiras, Picos, São José do Piauí. O investimento total foi de cerca de R$ 1 milhão de reais.

Projeto de Lei Senado aprova projeto de lei para autorizar compra de alimentos e formação de estoques reguladores
Agricultura Novas evidências científicas sobre o uso de cranberries
Clima Clima instável em julho acende alerta para produtores de laranja em SP
Doce de fava Doce de fava com leite de coco babaçu vira atração na Feira da Agricultura Familiar em Teresina
Anticorpos “Língua eletrônica” brasileira detecta anticorpos da gripe aviária em seis minutos
“Perfume” Embrapa descobre fungo que altera “perfume” do milho e ajuda no combate a pragas
Piauí Rock, forró e cultura popular movimentam a programação da III Feira da Agricultura Familiar nesta sexta (3) e sábado (4)
Piauí Especialista referência nacional no combate à desertificação profere palestra no II Encontro da Agricultura Familiar no sábado (04)
Piauí Agricultores de todo o Piauí iniciam a III Feira da Agricultura Familiar com expectativa de boas vendas e novos mercados Mín. 19° Máx. 38°