
Em 2023, o Brasil registrou 1.467 casos de feminicídio, o maior número desde a tipificação do crime em 2015, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os números evidenciam a urgência de ações que rompam o ciclo de violência e ofereçam acolhimento às vítimas. A música, manifestação artística que reflete aspectos sociais, aborda a violência contra as mulheres no mais recente lançamento da banda Urca Bossa Jazz. O single Ligue o Alerta, previsto para chegar às plataformas digitais em março, utiliza o ritmo do samba canção para destacar um tema cotidiano e urgente: a violência doméstica.
Com produção musical de Roberto Menescal e Matheus von Kruger, a letra assinada por Wagner Cinelli e Gabriel Moura a composição apresenta os primeiros sinais de abuso, frequentemente negligenciados ou minimizados, alertando para a necessidade de atenção e reconhecimento dessas situações. "Aos primeiros sinais, ligue o alerta / Não se deixe enganar, não se esqueça / Não releve, meu bem, fique esperta / Antes que o pior aconteça", entoa a voz de Cris Dellano, em um incentivo à autoproteção e à tomada de consciência, reforçando a importância de romper com ciclos de violência.
O projeto de lançamentos mensais da banda, que combina o jazz com a bossa, nova marca a identidade musical da faixa, enquanto a mensagem se propõe a oferecer acolhimento e estímulo ao diálogo, contribuindo para a conscientização sobre o tema. Ligue o Alerta não apenas nomeia a violência, mas aponta caminhos: pedir ajuda, não se calar, denunciar. O verso "Você não tem culpa, você não tem culpa" ecoa como um abraço, quebrando o ciclo do silêncio e da culpa que tantas vítimas carregam.
Cris Dellano, intérprete da faixa, reforça a esperança que acompanha a mensagem da canção. "A gente espera que essa música ilumine os corações e encoraje mulheres a saírem desse ciclo de violência".
A voz do Urca Bossa Jazz se soma a campanhas como o Disque 180, serviço gratuito e anônimo disponível 24 horas em todo o país, e a Sinal Vermelho, promovida pelo Instituto Nós Por Elas, que oferece um recurso silencioso de denúncia contra a violência doméstica. "Ligue o Alerta é uma música que chama atenção para um problema histórico, antigo, trágico que é a violência contra a mulher nas nossas sociedades. É importante que estejamos todos, homens e mulheres, atentos a essa questão social importante para que isso possa ficar no passado", destaca Wagner Cinelli, um dos autores da letra e músico do Urca Bossa Jazz.
Entretenimento Brasil bate recorde de turistas estrangeiros em 2025
Entretenimento Mudança de carreira aos 50 anos exige planejamento
Entretenimento Caneta de emagrecimento reduz gordura no fígado, diz estudo Mín. 25° Máx. 33°