A Polícia Civil do Piauí está em busca do empresário Paulo Sandro Rocha Amorim, conhecido como Paulo Caiano, natural de Esperantina, suspeito de participar de um esquema de fraudes judiciais que teria causado um prejuízo estimado em R$ 7 milhões à rede de postos Ipiranga. A prisão de Caiano foi ordenada durante a segunda fase da Operação Usuário Zero, deflagrada na última terça-feira (18). Até o momento, ele continua foragido.
Paulo Caiano, proprietário de uma rede de postos de combustíveis com atuação em vários estados, é apontado como um dos principais beneficiários do esquema. Durante a operação, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços ligados ao empresário em Teresina e na residência de seus familiares.
Três pessoas já foram presas, incluindo o advogado Carlos Yury Araújo de Morais, detido em Teresina. Ele é investigado por crimes como fraude processual, corrupção passiva, inserção de dados falsos em sistemas de informação e associação criminosa. Outro suspeito, cuja identidade não foi revelada, atuava como intermediário entre os interessados na fraude e um ex-funcionário do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), preso em outubro do ano passado.
Segundo o delegado Yan Brayner, diretor de inteligência da Polícia Civil do Piauí, o esquema envolvia a manipulação de sentenças judiciais por meio do sistema eletrônico PJe. Um ex-servidor comissionado do TJ-PI teria acessado o sistema utilizando uma senha master para alterar cadastros e inserir minutas de decisões, que eram assinadas por magistrados sem que estes percebessem a fraude. "O servidor conseguiu modificar acessos no sistema do Tribunal de Justiça, induzindo juízes a erro ao assinarem sentenças falsas. Esse tipo de fraude passou a ser mercantilizada, com um corretor intermediando o contato entre interessados e o fraudador", explicou o delegado.
A Justiça determinou que a Polícia Federal adote medidas para impedir que Paulo Caiano deixe o país. O juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos, ordenou o bloqueio da emissão de novos passaportes em nome do empresário.
Paulo Caiano já foi candidato a vice-prefeito de Esperantina nas eleições municipais de 2004, ao lado de Zé Ivaldo, mas a chapa foi derrotada por Felipe Santolia.
A Polícia Civil continua com as diligências para localizar o empresário e os demais envolvidos no esquema.
Mín. 22° Máx. 33°