
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (18), a operação "Falsa Origem" para cumprir 10 mandados de busca e apreensão contra a receptação ilegal de madeira e fraudes ambientais no Maranhão. Os mandados foram expedidos pela 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária e tiveram como alvos as cidades de Maracaçumé, Cândido Mendes, Governador Nunes Freire e Amapá do Maranhão.
Segundo as investigações, a madeira era utilizada para abastecer serrarias clandestinas no interior do Maranhão e para acobertar saldos fictícios no Sistema de Controle dos Produtos de Origem Florestal (SISDOF).
Foram apreendidas durante a operação toras de madeiras, documentos, mídias e maquinários utilizados no beneficiamento da madeira. Em apenas um único estabelecimento, foram apreendidas mais de 400 toras.
Além do cumprimento dos mandados, a Justiça decretou a suspensão das atividades de dois estabelecimentos, o cancelamento e a suspensão do Cadastro Técnico Federal (CTF) de Atividades Potencialmente Poluidoras e/ou Utilizadoras de Recursos Ambientais, bloqueio de acesso ao SISDOF e autorizado a destruição de produtos, subprodutos e instrumentos utilizados na prática dos crimes
Os investigados podem ser indiciados pelos crimes de receptação qualificada, e vender, expor a venda, ou ter em depósito madeira e outros produtos de origem florestal sem licença válida para o tempo de armazenamento, além de outros crimes, a depender da análise do conteúdo do material que foi apreendido apreendido.
A operação foi realizada de forma conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do com o Corpo de Bombeiros Militares do Maranhão.
A ação contou com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) que ofereceu apoio logístico e de pessoal, além de receber as madeiras obtidas de forma ilegal como doação, equipamentos para beneficiamento que serão utilizados pelas pessoas privadas de liberdade do Maranhão, no projeto “Trabalho com Dignidade”.
Polícia Homem de 29 anos é morto a tiros e polícia suspeita de emboscada em Imperatriz
Polícia Foragido suspeito de matar vizinho a facadas em Goiás é preso no Maranhão
Acidente Caminhão perde os freios, desce desgovernado e bate em prédio no Centro de São João dos Patos
JUSTIÇA Sob comoção, bebê morta pela própria mãe é sepultada; jovem tem prisão preventiva decretada
Alerta Cartaz em mercado ameaça suspender quem alimentar animais e revolta feirantes em Santa Inês
Polícia Animador de festas é preso suspeito de abusar sexualmente de três irmãs em Caxias
Identificado Corpo encontrado em córrego é identificado como de jovem desaparecido em São João dos Patos
SORTE Aposta simples de São João dos Patos acerta 15 dezenas e fatura mais de R$ 2,1 milhões na Lotofácil
EXECUÇÃO Jovem de 23 anos é executado a tiros em Imperatriz; acompanhante é atingido de raspão
Mín. 20° Máx. 38°