Quinta, 20 de Fevereiro de 2025
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral Operação

PF deflagra operação contra extração ilegal de madeira no Maranhão

A ação cumpriu 10 mandados de busca e apreensão contra serrarias clandestinas

18/02/2025 às 14h32
Por: Fabio Brito Fonte: G1 Maranhão
Compartilhe:
 PF deflagra operação contra extração ilegal de madeira no Maranhão

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (18), a operação "Falsa Origem" para cumprir 10 mandados de busca e apreensão contra a receptação ilegal de madeira e fraudes ambientais no Maranhão. Os mandados foram expedidos pela 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária e tiveram como alvos as cidades de Maracaçumé, Cândido Mendes, Governador Nunes Freire e Amapá do Maranhão.

Segundo as investigações, a madeira era utilizada para abastecer serrarias clandestinas no interior do Maranhão e para acobertar saldos fictícios no Sistema de Controle dos Produtos de Origem Florestal (SISDOF).

Foram apreendidas durante a operação toras de madeiras, documentos, mídias e maquinários utilizados no beneficiamento da madeira. Em apenas um único estabelecimento, foram apreendidas mais de 400 toras.

Além do cumprimento dos mandados, a Justiça decretou a suspensão das atividades de dois estabelecimentos, o cancelamento e a suspensão do Cadastro Técnico Federal (CTF) de Atividades Potencialmente Poluidoras e/ou Utilizadoras de Recursos Ambientais, bloqueio de acesso ao SISDOF e autorizado a destruição de produtos, subprodutos e instrumentos utilizados na prática dos crimes

Os investigados podem ser indiciados pelos crimes de receptação qualificada, e vender, expor a venda, ou ter em depósito madeira e outros produtos de origem florestal sem licença válida para o tempo de armazenamento, além de outros crimes, a depender da análise do conteúdo do material que foi apreendido apreendido.

A operação foi realizada de forma conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do com o Corpo de Bombeiros Militares do Maranhão.

A ação contou com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) que ofereceu apoio logístico e de pessoal, além de receber as madeiras obtidas de forma ilegal como doação, equipamentos para beneficiamento que serão utilizados pelas pessoas privadas de liberdade do Maranhão, no projeto “Trabalho com Dignidade”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias