
“Esse curso vai apresentar muitas oportunidades aos participantes. Os módulos vão discutir a gestão fiscal interfederativa; os tributos municipais, com a vertente da criação do novo tributo, o IBS; a necessidade de cooperação por meio dos consórcios públicos municipais; além de informações sobre a gestão do gasto e qualidade das políticas públicas. Toda a formação é ofertada de forma gratuita, dentro das ações do programa de governança interfederativa Ceará Um Só, que é conduzido pela Seplag”, destaca o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini.
Com 72 horas-aula, o curso contará com videoaulas, podcasts e fascículos abordando temas como “O sistema tributário brasileiro e a reforma tributária”, “Receitas públicas e rateio de recursos”, “Despesas públicas e os limites fiscais”, Coordenação e cooperação fiscal entre entes federativos”, “Transformação digital a serviço da gestão pública eficaz” e “Desafios e oportunidades da governança fiscal interfederativa”. Os fascículos serão disponibilizados para os inscritos no curso no ambiente virtual das aulas, além de serem impressos e veiculados em jornal de grande circulação na Região Metropolitana de Fortaleza.
O curso terá a certificação da Universidade Estadual do Ceará, da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) e da Universidade Aberta do Nordeste.
O curso “Gestão fiscal interfederativa” faz parte do Programa de Aceleração Ceará Mais Digital que vai acelerar 10 startups, sediadas no Ceará, selecionadas a partir de Chamada Pública, que estejam desenvolvendo soluções (independente do estágio de maturidade) para gestão pública municipal, com ênfase em gestão financeira/fiscal, ou para as áreas de educação, saúde, infraestrutura, conservação de bens públicos e saneamento. O prazo de inscrição das empresas finalizou no dia 9 de fevereiro.
A jornada de aceleração contempla ainda a realização de workshops híbridos, com temas a serem definidos de acordo com o perfil das startups selecionadas, mentorias coletivas conduzidas por analista de aceleração; premiação, em dinheiro, para as três melhores soluções em gestão interfederativa.
As melhores soluções serão selecionadas por um júri composto por professores do curso de extensão, representantes da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, da Fundação Demócrito Rocha e do ecossistema de inovação do Ceará.
Curso “Gestão fiscal interfederativa”
Data: Até 31/3
Inscrições: https://admcursos.fdr.org.br/v2/inscricao/externa/245
Carga horária:72 horas-aula
Gratuito
Governo Governo realiza programação alusiva à campanha Novembro Azul nas unidades de saúde
Piauí Águas do Piauí realiza ações de modernização no sistema de abastecimento em União neste fim de semana
Coleta de Lixo TCE determina que municípios do Piauí passem a cobrar taxa para coleta de lixo
Operação Laverna Operação Laverna: SSP-PI desarticula esquema de influenciadores em apostas ilegais
Governo Governo realiza webnário sobre Política de Atenção Integral à Saúde das Populações do Campo, Floresta e das Águas
Piauí Piauí atualiza divisão hidrográfica e estabelece organização de 12 bacias para gestão dos recursos hídricos Mín. 23° Máx. 40°