O projeto Impulsiona Ceará disponibiliza na internet acesso a dados sobre aspectos socioeconômicos dos Arranjos Produtivos Locais (APL) cearenses. As informações estão organizadas em um painel interativo Power BI, que permite navegar por detalhes como a localização dos APL, a quantidade de produtores e empresas integrantes, número de empregos gerados, dentre outros.
O Impulsiona Ceará é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), executada pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) com o apoio das Secretarias do Trabalho (SET) e do Desenvolvimento Econômico (SDE).
O economista Thiago Araújo explica que o painel foi criado a partir do encontro de diferentes informações, dentre eles os dados gerados pelo trabalho de identificação e mapeamento dos APL cearenses, por meio de visitas de campo realizadas pelo Impulsiona Ceará. Também foram usadas no desenvolvimento da ferramenta informações do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
“O objetivo dessa ferramenta é apoiar a compreensão dos APL cearenses e fornecer subsídios para uma gestão mais estratégica, permitindo a análise de dados relevantes de forma prática”, explica Araújo, citando a supervisão do gerente da assessoria de Inteligência e Projetos Especiais da Adece, Maurício Baca, no desenvolvimento do trabalho. O Power BI está disponível para acesso nos sites daAdecee doCentec.
“O levantamento e a atualização de informações sobre os APL do Ceará tem o objetivo de indicar e apoiar a execução de políticas públicas de fomento às atividades produtivas. Ter dados atuais é um dos principais fatores para definir ações assertivas de desenvolvimento para os arranjos produtivos”, destaca a coordenadora do Impulsiona Ceará pelo Centec, professora Elda Tahim.
O projeto também é responsável pela criação da Calculadora de Impacto dos APL, ferramenta que gera uma previsão do impacto dos investimentos feitos nos municípios e no arranjos produtivos e avalia os resultados dos créditos concedidos pelo programa Ceará Credi, que possui uma linha dedicada aos negócios que fazem parte dos APL.
“As duas aplicações são uma contribuição de grande valor para o apoio aos APL. Os arranjos produtivos têm importante participação no desenvolvimento regional cearense. Então, os dados produzidos, organizados e analisados pelo Impulsiona Ceará podem ser utilizados por diferentes esferas de Governo no planejamento e na tomada de decisão”, ressalta Luana Bandeira, assessora técnica da Adece.
O projeto tem como objetivo principal apoiar a política de desenvolvimento local e regional dos Arranjos Produtivos Locais (APL) no estado, por meio da realização de consultorias, planos estratégicos e eventos, dentre outras atividades.
APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares e, geralmente, encontram-se em uma região geográfica específica. Realizado desde 2021, o Impulsiona Ceará foi responsável pela identificação de 108 arranjos e aglomerados produtivos em diferentes níveis de desenvolvimento por todo o Ceará. Desse total, foram mapeados 36 Arranjos Produtivos Locais.
O Impulsiona Ceará conta com o apoio das Secretarias do Trabalho (SET) e do Desenvolvimento Econômico (SDE).
Mín. 22° Máx. 32°