
A Polícia Federal (PF) do Piauí deflagrou, nesta quinta-feira (23), a Operação Conexão Cajueiro, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que utilizava portos clandestinos no litoral do estado para introduzir mercadorias estrangeiras no Brasil. As ações foram realizadas em parceria com a Receita Federal e a Corregedoria da Polícia Militar do Piauí, e também ocorreram nos estados do Ceará, Maranhão, Pará e São Paulo.
No total, foram cumpridos 29 mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara Federal do Piauí, incluindo sete prisões preventivas – entre elas, de dois policiais militares do estado – e 22 ordens de busca e apreensão. As medidas judiciais abrangeram cidades como Parnaíba, Cajueiro da Praia e Teresina (PI), Chaval e Sobral (CE), Peritoró e Santa Inês (MA), Abaetetuba (PA) e São Paulo (SP).
Além das prisões e buscas, a Justiça determinou o sequestro de bens e valores estimados em mais de R$ 250 milhões, quantia que, segundo a PF, se aproxima do montante movimentado pela organização durante o período investigado.
A operação teve origem em uma apuração sobre o assassinato de um dos líderes do grupo em Cajueiro da Praia, em 2022. O crime estaria relacionado à disputa pelo controle das atividades ilícitas. As investigações revelaram que o esquema envolvia o transporte de mercadorias por embarcações até portos clandestinos, onde os produtos eram descarregados e distribuídos.
Durante o processo investigativo, diversas apreensões foram realizadas, incluindo caminhões, embarcações, fuzis sem numeração, além de mercadorias como cigarros proibidos e produtos falsificados de marcas conhecidas.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de organização criminosa, contrabando, descaminho e lavagem de dinheiro.

A Polícia Militar do Piauí informou que não se manifestará no momento sobre as prisões de dois de seus integrantes suspeitos de envolvimento no esquema.
Parnaíba Protesto durante vistoria termina com veículos apedrejados no piscinão do Frei Higino, em Parnaíba Subtítulo:
Luzilândia Suspeito de chefiar facção e investigado por cerca de 20 homicídios morre em confronto com a PM no Norte do Piauí
Miguel Alves Estátua do Cristo Redentor cai após temporal com ventos fortes em Miguel Alves
Mín. 22° Máx. 33°