Terça, 21 de Janeiro de 2025
30°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Polícia Felipe Santolia

Ministério Público Federal Se Manifesta Contra Redução de Pena do Ex-Prefeito Felipe Santolia

Processo de Habeas Corpus Gera Controvérsias Jurídicas

21/01/2025 às 09h21
Por: Adilson Carlos
Compartilhe:
Ministério Público Federal Se Manifesta Contra Redução de Pena do Ex-Prefeito Felipe Santolia

O Ministério Público Federal (MPF) posicionou-se de forma contrária ao habeas corpus impetrado em favor do ex-prefeito de Esperantina, Felipe Santolia, no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A manifestação, assinada pela Subprocuradora-Geral da República Andrea Henriques Szilard, aponta que o recurso não atende aos requisitos necessários para sua admissibilidade, inviabilizando a análise do mérito da questão.

O Caso

O habeas corpus questiona acórdão do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), que negou provimento à apelação de Santolia em um processo no qual foi condenado a 12 anos e 3 meses de prisão por crime de responsabilidade. Segundo o MPF, a ausência de flagrante ilegalidade e o uso indevido do habeas corpus como substitutivo de revisão criminal tornam o recurso inadequado.

A condenação transitou em julgado em 5 de março de 2020, o que, de acordo com a Subprocuradora-Geral, reforça a impossibilidade de revisão por meio de habeas corpus. A jurisprudência do STJ é clara ao rejeitar pedidos de revisão da pena em sede extraordinária, salvo em casos de flagrante ilegalidade que não demandem reexame do acervo fático-probatório – situação que, segundo o MPF, não ocorre no presente caso.

Argumentos do MPF

O MPF refutou também a alegação da defesa sobre a quantificação da pena. O órgão sustentou que, conforme entendimento do STJ, não é obrigatória a utilização de parâmetros fracionários para valorar negativamente as circunstâncias judiciais, desde que haja proporcionalidade. Ademais, destacou que não há direito subjetivo do réu quanto à adoção de uma fração específica que lhe seja mais favorável.

Outro ponto central da manifestação é a limitação das hipóteses de revisão criminal previstas no artigo 621 do Código de Processo Penal, que não se aplicam ao caso de Felipe Santolia. Após o trânsito em julgado da decisão condenatória, não cabe à parte optar pela impetração de habeas corpus no STJ, cuja competência restringe-se ao processamento e julgamento de revisões criminais de seus próprios julgados.

Conclusão do MPF

A Subprocuradora-Geral concluiu que não há constrangimento ilegal capaz de justificar a concessão do habeas corpus. O caso agora está concluso para julgamento no Superior Tribunal de Justiça.

Com base nos argumentos apresentados pelo MPF, o desfecho do processo poderá reforçar o entendimento jurisprudencial quanto à correta utilização de instrumentos processuais e a garantia do cumprimento das penas impostas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Barras e Região
Barras e Região
Sobre As Principais informações de Barras e Região com Adilson Carlos Descubra as riquezas culturais, belezas naturais e o potencial econômico de Barras e seus arredores. Uma região que preserva sua história enquanto avança em desenvolvimento. Fique por dentro das novidades! Acompanhe as notícias de Barras e Região em nossa página.
Teresina, PI Atualizado às 18h10 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 33°

Qua 34°C 21°C
Qui 32°C 22°C
Sex 31°C 22°C
Sáb 33°C 21°C
Dom 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias