A Polícia Civil do Piauí deflagrou, nesta sexta-feira, a operação Sinal Livre, com o objetivo de combater crimes de extorsão em Pedro II, localizada a 195 km de Teresina. Três suspeitos, que se identificavam como integrantes de uma facção criminosa, foram presos por exigir até R$ 2 mil de empresários do setor de internet para que pudessem operar na cidade.
Segundo o delegado Júlio Carvalho, os indivíduos, em dupla e armados, ameaçavam funcionários, gerentes e proprietários das empresas. “Eles alegavam pertencer a facções criminosas e afirmavam que, caso os valores exigidos não fossem pagos, as empresas seriam impedidas de funcionar”, explicou o delegado.
Imagens divulgadas pela polícia mostram cenas de um dos suspeitos portando arma de fogo dentro de uma empresa. Em outro episódio, após a recusa de pagamento por parte de uma empresa, os criminosos efetuaram disparos para o alto como forma de intimidação. “Eles deixaram claro que, na próxima vez, os tiros seriam direcionados de forma diferente”, destacou Carvalho.
A investigação apontou que outros empresários, de diferentes segmentos, também foram alvos do grupo. Alguns já iniciaram o registro de boletins de ocorrência, e a polícia solicita que as vítimas formalizem suas denúncias.
“Precisamos desses registros para reunir mais informações e garantir que os envolvidos sejam responsabilizados. Assim, conseguiremos representá-los pela prisão e retirá-los de circulação, assegurando a tranquilidade da população e do setor empresarial da cidade”, finalizou o delegado.
A operação reforça o compromisso da Polícia Civil do Piauí no combate ao crime organizado e na proteção dos direitos dos cidadãos e empreendedores locais.
Mín. 21° Máx. 33°