
O Governo do Piauí realiza, nos dias 22 e 24 de janeiro, as tradicionais atividades em comemoração aos 202 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil. A programação será realizada nos municípios de Piracuruca e Oeiras.
A programação inicia em Piracuruca com momentos de reflexão e fé. A manhã de quarta-feira (22) será marcada por um culto em ação de graças na Igreja Cristã Pentecostal, às 8h30, seguido por uma missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. A solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Auditório Municipal Professora Lourdinha Brandão, encerrará a agenda na cidade, com início às 10h.
Na sexta-feira (24), a celebração segue em Oeiras. A programação inicia às 8h, com honras militares e aposição de corbelha de flores na estátua de Manoel de Sousa Martins – “visconde de Parnaíba”. Em seguida, será realizada missa em ação de graças, na catedral de Nossa Senhora da Vitória, e o culto em Ação de Graças, na Primeira Igreja Batista. A solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no auditório do Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, será às 10h e marcará o encerramento das atividades.
Adesão do Piauí à Independência do Brasil
A adesão do Piauí à Independência do Brasil, concretizada em 24 de janeiro de 1823, foi marcada por um ato de ruptura em Oeiras. O brigadeiro Manoel de Sousa Martins, o visconde da Parnaíba, liderou a deposição das autoridades portuguesas, assumindo o comando da província.
Esse episódio simbolizou o rompimento definitivo com a Coroa Portuguesa e a adesão do Piauí ao processo de construção da identidade nacional brasileira.

Geral Nova série da TV Brasil, Afiadas aborda com humor desafios femininos
Piauí Governo do Piauí nomeia 137 novos servidores aprovados em concursos públicos nesta quarta (24)
Prisão Jovem é preso por porte ilegal de arma e suspeita de tráfico durante operação policial em Coelho Neto no Maranhão Mín. 23° Máx. 35°