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Em dois anos, Anel Rodoviário da Soja recebe mais de R$ 1 bilhão em investimentos

Por meio do DER, 330km de rodovias localizadas no Território Chapada das Mangabeiras receberam novo pavimento e outros 263km da malha rodoviária fo...

04/01/2025 às 11h10
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
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Foto: Reprodução/Secom Piauí
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O Anel Rodoviário da Soja é formado por um conjunto de rodovias estaduais e federal, que conectam cidades do sul do Piauí. Nesses dois primeiros anos de gestão do governador Rafael Fonteles, as vias receberam investimentos da ordem de R$ 1,1 bilhão. Por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), 330km de rodovias localizados no Território Chapada das Mangabeiras receberam novo pavimento e outros 263km da malha rodoviária foram recuperados.

E as melhorias não param. Seguem em pleno andamento no cerrado piauiense outros projetos para ampliar a extensão da malha. Mais 332,88 km serão pavimentados nos próximos anos. Essa ampliação irá contribuir com o escoamento da produção agrícola no sul do Piauí.

O projeto do Anel Viário da Soja tem como força motora obras de infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social. Esse projeto de interligação abrange as PIs 397, 247, 392, 391 e BR-330. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Esse é um projeto que está sendo executado pelo DER a fim de garantir uma infraestrutura rodoviária necessária para atender a zona produtora de grãos que é o nosso cerrado. Esse anel viário está localizado a sudoeste do estado e é de extrema importância para escoar nossa produção agrícola. Além de integrar o Matopiba, última fronteira agrícola do Brasil formado pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia”, explica Leonardo Sobral, diretor-geral do DER.

E de acordo com o planejamento, a expectativa é que os investimentos na melhoria e expansão da malha rodoviária do cerrado ultrapasse R$ 2,2 bilhões.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“É uma combinação de recursos públicos e privados que garante mais competitividade. Teremos um escoamento mais rápido, uma infraestrutura adequada. Algo que vai permitir a abertura de portas para mais investimentos. E isso já é realidade. Já temos a instalação de indústrias ligadas ao agronegócio, usinas de etanol, algodoeiras e frigoríficos”, acrescenta o gestor. 

Entre as ações executadas: 180km de pavimentação na rodovia Transcerrados (PI-397), a recuperação de 128km da rodovia PI-247 e 53km construídos na PI-392 (Rodovia da Soja).

“Estamos fazendo o Anel Rodoviário da Soja e o Piauí caminha rumo ao desenvolvimento para ser um dos estados brasileiros que terá uma das melhores infraestruturas na sua região produtora. Em 2026 tem mais obra. Vamos construir 177km na BR-330, no trecho que compreende desde o entroncamento da PI-397, na cidade de Currais até Tasso Fragoso, no Maranhão”, conclui Leonardo Sobral.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
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