Em entrevista ao Jornal Verdes Campos 2ª Edição na Rede de Rádio Verdes Campos Sat, nesta terça-feira (24), o prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), anunciou uma boa noticia para milhares de teresinenses. Trata-se da proposta de isenção do pagamento do IPTU para parte da população proprietária de imóveis de valor mais baixo.
“Os imóveis no valor de até R$ 130 mil, o morador não vai pagar IPTU. São cerca de 127 mil imóveis que terão isenção do pagamento. E o reajuste dos demais imóveis, na área mais rica da cidade, vai ter reajuste baixo. Do ponto de vista social é uma medida muito importante, porque quem tem menos paga menos e, quem tem mais vai pagar um pouquinho mais. Deve-se fazer justiça social, porque o prefeito é de todo mundo, mas tem que ter preferencia para quem tem menos. E assim será”, explicou.
Silvio revelou que com a reforma administrativa encaminhada recentermente para a Câmara Municipal de Teresina extinguiu sete secretarias e cerca de 300 cargos comissionados. “Estamos extinguindo sete secretarias na gestão municipal para que sobre dinheiro para o remédio, que as pessoas estão reclamando. Ao todo são mais de 300 cargos de confiança que serão extintos. É uma economia em torno de R$ 12 milhões”, revelou.
O futuro gestor falou também de medidas a serem adotadas no inicio da sua administração, a partir de janeiro de 2025. Entre as ações estão à liberação de faixas exclusivas para motos e táxis, instalação de câmeras inteligentes, reforma de paradas de ônibus e alterações na sinalização semafórica.
De acordo com dados apresentados pelo entrevistado, até outubro desse ano foram registrados mais de 3 mil acidentes de trânsito com danos materiais, sendo 870 com vítimas e 46 com mortes em Teresina. O prefeito eleito garantiu que as medidas começam a valer a partir de 2 de janeiro do próximo ano, mesmo que algumas ações dependem de regulamentação. “É a nossa palavra. A partir do dia 2 de janeiro, já está autorizado”, diz.
Silvio reafirmou ainda que a saúde será uma das principais áreas de investimento e melhoria durante seu mandato com o objetivo de oferecer um atendimento de qualidade para a população. Em vista disso, o futuro gestor revelou que já fez contatos em Brasília com o ministério da Saúde para buscar recursos para o setor. “Tivemos uma reunião na última quinta-feira em Brasília no Ministério da Saúde, e conseguirmos 56 milhões para custeio de gastos para ser usado na saúde. E deve ser utilizado, por exemplo, para comprar remédios e muita coisa que falta, principalmente, no HUT.”, afirmou.
Mín. 23° Máx. 34°