Quarta, 25 de Dezembro de 2024
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Cidades Nova Gestão

Silvio Mendes anuncia proposta de isenção do IPTU para cerca de 127 mil teresinenses

O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes concedeu nesta terça-feira (24) entrevista ao Jornal Verdes Campos 2a Edição

24/12/2024 às 16h45 Atualizada em 24/12/2024 às 17h04
Por: Fabio Brito Fonte: Fábio Brito
Compartilhe:
Silvio Mendes anuncia proposta de isenção do IPTU para cerca de 127 mil teresinenses

Em entrevista ao Jornal Verdes Campos 2ª Edição na Rede de Rádio Verdes Campos Sat, nesta terça-feira (24), o prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), anunciou uma boa noticia para milhares de teresinenses. Trata-se da proposta de isenção do pagamento do IPTU para parte da população proprietária de imóveis de valor mais baixo.

 “Os imóveis no valor de até R$ 130 mil, o morador não vai pagar IPTU. São cerca de 127 mil imóveis que terão isenção do pagamento. E o reajuste dos demais imóveis, na área mais rica da cidade, vai ter reajuste baixo. Do ponto de vista social é uma medida muito importante, porque quem tem menos paga menos e, quem tem mais vai pagar um pouquinho mais. Deve-se fazer justiça social, porque o prefeito é de todo mundo, mas tem que ter preferencia para quem tem menos. E assim será”, explicou.

Silvio revelou que com a reforma administrativa encaminhada recentermente para a Câmara Municipal de Teresina extinguiu sete secretarias e cerca de 300 cargos comissionados. “Estamos extinguindo sete secretarias na gestão municipal para que sobre dinheiro para o remédio, que as pessoas estão reclamando. Ao todo são mais de 300 cargos de confiança que serão extintos. É uma economia em torno de R$ 12 milhões”, revelou.

O futuro gestor falou também de medidas a serem adotadas no inicio da sua administração, a partir de janeiro de 2025. Entre as ações estão à liberação de faixas exclusivas para motos e táxis, instalação de câmeras inteligentes, reforma de paradas de ônibus e alterações na sinalização semafórica.

De acordo com dados apresentados pelo entrevistado, até outubro desse ano foram registrados mais de 3 mil acidentes de trânsito com danos materiais, sendo 870 com vítimas e 46 com mortes em Teresina. O prefeito eleito garantiu que as medidas começam a valer a partir de 2 de janeiro do próximo ano, mesmo que algumas ações dependem de regulamentação. “É a nossa palavra. A partir do dia 2 de janeiro, já está autorizado”, diz. 

Silvio reafirmou ainda que a saúde será uma das principais áreas de investimento e melhoria durante seu mandato com o objetivo de oferecer um atendimento de qualidade para a população.  Em vista disso, o futuro gestor revelou que já fez contatos em Brasília com o ministério da Saúde para buscar recursos para o setor. “Tivemos uma reunião na última quinta-feira em Brasília no Ministério da Saúde, e conseguirmos 56 milhões para custeio de gastos para ser usado na saúde. E deve ser utilizado, por exemplo, para comprar remédios e muita coisa que falta, principalmente, no HUT.”, afirmou. 

Prefeito eleito de Teresina fala da expectativa da nova gestão na prefeitura de Teresina

Silvio Mendes fala das medidas a serem adotadas no inicio da nova gestão

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias